Comércios são notificados por descumprirem regras em Tatuí

Da redação

Durante operações da Guarda Civil Municipal, na noite de sexta-feira, 15, três comércios tatuianos, todos na área central, foram notificados por descumprirem as regras estabelecidas pelo Plano São Paulo de flexibilização para retomada econômica.

Segundo a prefeitura, os locais estavam abertos fora do horário estabelecido pelo Plano SP. A prefeitura não informou quais os comércios notificados, apenas que eles foram orientados a encerrar as atividades.

De acordo com a GCM, além das notificações, as equipes fizeram orientações sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em praças públicas da cidade – medida estabelecida pelo decreto municipal 21.046, que prevê multa equivalente a R$ 581,80 em caso de descumprimento.

Devido às regras de isolamento social, em prevenção à Covid-19, a praça Cesário Mota, conhecida como Praça do Junqueira – um dos principais pontos de encontro entre os jovens –tem ficado vazia.

Vídeo divulgado pela prefeitura mostra o espaço livre, na noite de sexta-feira, 15.

O município integra o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Sorocaba e está na fase laranja do Plano São Paulo, a segunda mais restritiva do planejamento para a retomada da economia.

Na fase laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está proibido.

Com a revisão de critérios anunciada no dia 7 pelo governo do estado, a comercialização de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h nas fases vermelha, amarela e laranja.

Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que a venda de bebidas poderá ser feita sem qualquer tipo de restrição.

O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas devem fechar ao público mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows, continuam proibidos.