Comboio do Exército Brasileiro faz uso de ferrovia no municí­pio





Até esta quarta-feira, 28, o Exército Brasileiro, por meio da 5ª Divisão e em parceria com a empresa Rumo/ALL, realiza transporte ferroviário de viaturas militares, blindados e obuseiros (canhões de artilharia) no trecho ferroviário entre as cidades de Tatuí e Rio Negro, no Paraná.

Em Tatuí, vários equipamentos de artilharia já eram vistos desde a noite de sábado, 24, na estação ferroviária da vila Dr. Laurindo.

Os equipamentos militares foram utilizados na “Operação Bormann”, que aconteceu em Três Barras (SC) e foi finalizada neste domingo, 25. Os equipamentos retornam para as bases do Exército espalhadas pelo país. A operação mobilizou tropas dos Estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

O deslocamento estratégico mobilizou equipamentos de diversas bases da região, como as de Itu, Jundiaí, Barueri e, também, de municípios do Paraná, como Curitiba, Lapa, Guarapuava, Ponta Grossa e Cascavel. O treinamento contou com tropas de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A operação foi realizada no Campo de Instrução “Marechal Hermes”, em Três Barras, e todo o transporte de blindados e de material de emprego militar de artilharia ocorreu via ferrovia e rodovia.

A operação teve por objetivo o treinamento de tropas e o adestramento dos sistemas de fogos da artilharia divisionária.

O comando do exército afirma que aqueles que residem próximos às margens da rodovia devem colaborar evitando se aproximar do comboio de vagões com a finalidade de manter a segurança.