Cidade vai ter quatro alunas em encontro sobre o feminismo





Um grupo de estudantes tatuianas vai representar a cidade no sétimo EME (Encontro de Mulheres Estudantes), da UNE (União Nacional dos Estudantes). O evento acontece entre sexta-feira, 25, e hoje, domingo, 27, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Entre as pautas do encontro feminista, estão a liberalização do aborto, o assédio sexual, a presença da mulher na política e o combate ao machismo.

As estudantes locais fazem parte dos coletivos Rosas da Revolução e Práxis. Letícia Oliveira de Souza estuda TI (tecnologia da informação) na Fatec e vai levar os problemas de Tatuí para o encontro.

“Tatuí é uma das cidades com maior índice de violência contra a mulher no Estado. Temos uma reivindicação de que a Delegacia da Mulher fique aberta 24 horas e no final de semana”, afirmou.

Segundo Letícia, as mulheres vítimas de violência doméstica precisam ter atenção especial no pronto-socorro e acompanhamento psicológico.

“Além do atendimento médico, elas precisam do atendimento psicológico depois, pois é um trauma que ela vai levar para o resto da vida dela”, declarou.

É a primeira vez que Tatuí é representada no evento, criado em 2005 por iniciativa da diretoria de mulheres da UNE. O objetivo do EME é ser um espaço de “auto-organização e fortalecimento do debate feminista” na entidade.

O tema da edição deste ano é “A Cultura Feminista Transformando o Brasil”. O desafio, segundo a organização, é levar o debate “além dos muros das universidades, para outras esferas da sociedade”.

“O evento também receberá estudantes que são mães, tanto que vai ter uma creche lá, o que é ótimo”, contou.

Será a primeira viagem do coletivo Rosas da Revolução desde a criação, em 2013. Fazem parte do grupo 60 garotas, entre elas, mães jovens.