Cidade sedia encontro regional com oficina sobre Operação Verão 2013

229
Publicidade
Siltec





Tatuí sedia hoje, quarta-feira, 28, e amanhã, quinta-feira, 29, encontro regional da Defesa Civil. O evento acontece no Auditório Municipal “Jornalista Maurício Loureiro Gama”, do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal) “Ayrton Senna da Silva”.

Nos dois dias, representantes das defesas civis e órgãos relacionados participarão de oficina preparatória para a chamada “Operação Verão”. A programação acontece das 8h às 18h, com palestras voltadas a agentes de Tatuí e região.

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, a operação visa preparar os representantes dos governos estaduais e municipais para o período de chuvas. O município tem incidência maior de temporais entre dezembro e fevereiro.

Também de acordo com o setor de comunicação do Executivo, esta é uma época que “fatalmente gera transtornos a diversas cidades”. Por conta disso, a Defesa Civil promove ações de capacitação dos agentes.

Publicidade
Siltec

Em Tatuí, a meta é “aperfeiçoar os recursos existentes e antecipar situações de risco, articulando a participação das secretarias estaduais e municipais envolvidas, além de órgãos de atendimento emergencial da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as representações comunitárias”.

Segundo o Executivo, as equipes de Defesa Civil municipais são preparadas durante as oficinas regionais para o desencadeamento de ações preventivas.

Para isso, fazem acompanhamento da previsão meteorológica, medição dos índices pluviométricos e vistorias técnicas de campo em áreas vulneráveis. Essas visam à remoção preventiva de moradores das áreas em situação de risco iminente.

Segundo informou o coordenador adjunto de DC de Tatuí, João Batista Floriano, por meio da assessoria da Prefeitura, a prevenção é “sempre a melhor solução”.

“Devemos estar sempre preparados e antecipar os acontecimentos que podem colocar vidas em risco, com respostas rápidas e eficazes, a partir de uma Defesa Civil bem estruturada, treinada e capacitada”, disse.

A abertura do encontro terá a participação do secretário-chefe da Casa Militar, o coronel da PM Marco Aurélio Alves Pinto, e do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.

O Nebam “Ayrton Senna” fica na rua Professor Oracy Gomes, 551, na vila Primavera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3305-8611.


Publicidade
Siltec