Cidade recebeu este mês trailer voltado a atender produtores





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Unidade móvel ofereceu orientações em Tatuí entre os dias 6 e 10

 

Entre os dias 6 e 10, Tatuí recebeu a unidade móvel do Poupatempo do Produtor Rural. O trailer adaptado esteve estacionado ao lado da Prefeitura, na avenida Cônego João Clímaco de Camargo (Mangueiras).

Em nota enviada à imprensa, a assessoria de comunicação do Executivo não informou o número total de atendimentos registrados pela unidade nos cinco dias.

Informou que ela prestou serviços a produtores rurais, os quais tiveram “oportunidade de atualizar guias e obter informações sobre produtividade e gestão de negócios ligados à atividade agropecuária”.

De acordo com a Prefeitura, a vinda da unidade foi viabilizada por meio de parceria entre o município e o governo do Estado, pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento.

“A ideia é integrar todos os serviços oferecidos pela pasta em um único lugar, facilitando o acesso dos agricultores”, cita nota encaminhada aos veículos de comunicação na terça-feira, 14.

O Executivo informou, ainda, que o serviço móvel foi criado para “aproximar o produtor rural das novas tecnologias que podem tornar o seu trabalho mais fácil e mais produtivo”. Divulgou que, no Estado, 79 municípios contam com “a mais ampla gama de serviços técnicos prestados pelas unidades”.

Os trailers enviados às cidades são equipados com computadores com acesso à internet, impressoras e telefones. Eles oferecem apoio de equipe técnica que faz os trabalhos de gestão e atendimento ao público.

Nas unidades móveis, o produtor tem acesso a mais de 50 serviços, como emissão de e-GTA (guia de trânsito animal eletrônico), orientação para adesão a programas e linhas de crédito de financiamento e seguro rural do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista.

São oferecidos, ainda, boletins diários de preços das principais culturas agrícolas, cursos, dias de campo, publicações e compras de mudas e sementes.

Por meio do setor de comunicação, o diretor municipal da Agricultura, Marcelo Ribeiro de Almeida, destacou que “a informação é uma das mais importantes aliadas do homem do campo”.

“Tatuí tem, hoje, mais de 1.300 produtores rurais cadastrados em diversos ramos de atividade. Essa ferramenta ágil e instantânea permite acesso rápido à documentação e oportunidades que podem fazer a diferença no dia a dia do agricultor”.

A assessoria do Executivo citou que houve aprovação dos serviços oferecidos pelos produtores atendidos. Em nota, destacou depoimento de Joaquim Camargo, morador do bairro do Turvo e que se dedica ao cultivo de soja, milho e, também, à atividade pecuária.

“Fui muito bem atendido pelo pessoal. Os serviços que eles oferecem são muito importantes para auxiliar o produtor rural. A maioria não tem internet em casa, e essa é uma forma de ficar sabendo as novidades disponíveis para ajudar no nosso trabalho”, declarou o produtor à assessoria da Prefeitura.