Cidade recebe nova visita de ‘unidade do produtor rural’





Divulgação

Unidade móvel de Itapetininga voltou a atender em Tatuí nesta semana

 

Até esta sexta-feira, 14, produtores rurais de Tatuí e região que queiram resolver problemas ou obter orientações podem se dirigir até a rua 13 de Maio, 1.084. No endereço, está localizada a unidade móvel do Poupatempo Produtor Rural.

O veículo esteve em Tatuí no mês de janeiro e voltou em agosto. Criado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, ele busca aproximar o ruralista das novas tecnologias que podem tornar o trabalho deles mais fácil e produtivo.

As unidades percorrem o Estado visando atender associados e cooperados. Em Tatuí, os serviços serão prestados por uma semana. A unidade móvel de Itapetininga chegou ao município na segunda-feira, 10, e permanece até às 16h de sexta.

Os atendimentos são iniciados a partir das 10h. Ele oferece apoio para o uso dos meios informatizados, permitindo resposta em tempo real para “todas as demandas do empresário rural”. Cada unidade móvel do chamado PPR é um posto avançado de informação e prestação de serviços.

Os veículos ficam conectados à internet e podem “disponibilizar todos os serviços da pasta estadual. O objetivo é desenvolver alternativas rentáveis de produção, agregação de valor e de mudança tecnológica, de modo a incrementar a renda e a geração de emprego em cada região, via aumento de produtividade”.

As orientações e o projeto são viabilizados em parceria com municípios, cooperativas e associações rurais. Cada unidade móvel do Poupatempo é composta de um trailer mais uma caminhonete para reboque. O trailer é o posto avançado em si, com atendentes especializados, computadores e conexão à internet.

Até o momento, três unidades móveis do PPR atuam na região administrativa de Sorocaba, que corresponde a 79 municípios. Os veículos percorrem os locais de acordo com um plano de incentivo ao desenvolvimento agropecuário.

As parcerias com os municípios começaram em janeiro, quando um dos veículos esteve em Tatuí. A visita aconteceu entre os dias 26 a 30 desse mês.

Cada unidade móvel atua dentro de um raio de 70 quilômetros em torno de seu município-sede, que são três, para começar: Itapetininga, Itapeva e Avaré.

Entre os serviços oferecidos, estão: análises de água, solo, plantas e sanitária de sementes; orientação sobre como retirar amostra de solo e enviar para análise; a respeito de créditos rurais diversos; informações sobre cursos e palestras na área de alimentação, nutrição e geração de renda, e de produção para o pequeno agricultor.

Também viabiliza encaminhamento para emissão de DAP (Declaração Anual do Produtor Rural); presta orientação e encaminhamento para o PPAIs (Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social); GTA (guia de trânsito animal); informa sobre permissão de trânsito vegetal; e outros programas.