Cidade recebe grupo de turistas em projeto de rota ‘receptiva’





AC Prefeitura

Visitantes estiveram em Tatuí nesta semana, conheceram pontos históricos e conversaram com prefeito

 

Nesta semana, Tatuí recebeu mais um grupo de 90 pessoas dentro de projeto de criação de rota para turismo receptivo. A informação é da assessoria de comunicação do Executivo.

De acordo com nota enviada à imprensa, o setor afirma que a cidade “vem colhendo os frutos de uma nova visão na área de turismo”. O foco é geração de emprego e renda.

A assessoria também destacou que iniciativas bem-sucedidas, como a Festa do Doce e a Vila de Natal, estão “despertando o interesse de visitantes que procuram a cidade em busca de atrações além da música, do voo à vela e dos haras”.

Conforme a Prefeitura, “uma agência de turismo de São Paulo” intermediou o passeio para integrantes da Associação de Funcionários Públicos do Estado.

Segundo o Executivo, esse fluxo “vem despertando o interesse de diversas agências que começam a operar o chamado turismo receptivo no município”.

As ações são incentivadas e monitoradas pelo Departamento Municipal de Cultura e Desenvolvimento Turístico. O órgão é o responsável por todo suporte para que o município possa “se consolidar como rota de lazer e entretenimento”.

Os visitantes passam por um “roteiro pré-formatado”, elaborado com o propósito de colocar Tatuí “no portfólio de destinos do interior do Estado de São Paulo”. A rota destaca a história, a música e a culinária como atrativos.

“Quem escolhe Tatuí como destino tem a oportunidade de conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Praça da Matriz, com o tradicional ‘Música na Praça’ e a Feira de Artesanato”, iniciou o diretor de Cultura, Jorge Rizek.

Conforme ele, o roteiro também conta com visitações ao Museu Histórico “Paulo Setúbal” e o Conservatório de Tatuí. Os turistas também podem “aproveitar a boa culinária tatuiana e seus doces tradicionais”, salientou Rizek.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, esteve com os turistas. Na ocasião, ouviu ótimos relatos e impressões de membros do grupo a respeito da cidade.

“Os visitantes ficaram encantados com o charme de nossas praças, claro, com o Conservatório que é referência para toda América Latina, com a beleza dos artesanatos e, todos, sem exceção, voltaram para São Paulo carregados com caixas e caixas de doce. Os hotéis e restaurantes ficaram lotados. O comércio e toda a economia da cidade agradecem”, disse, via assessoria.

Além desse trabalho, o município conta um Guia Turístico (edição 2014/2015), viabilizado por meio de trabalho do Conselho Municipal de Turismo. A iniciativa contou com apoio da ACE (Associação Comercial e Empresarial), Acertar (Associação dos Ceramistas de Tatuí e Região), Sindicato Rural Patronal e Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de Tatuí e Região).

O guia é resultado de cooperação dos membros do Comtur e professoras da área de turismo do departamento de Cultura. A intenção é fomentar o desenvolvimento turístico da cidade, fornecendo gratuitamente “material informativo de qualidade para os turistas que estão de passagem pelo município”.