Cidade promove 2º Encontro de Turismo

    Município persegue título de estância e já está na 2ª fase do prêmio Top Destinos

    310
    Reunião da microrregião turística “Raízes do Interior Paulista” (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Siltec

    14Com o objetivo de divulgar e expandir o potencial turístico da cidade, a prefeitura, em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), realiza, no próximo dia 24, o 2º Encontro Municipal de Turismo. O evento abrirá a Semana Municipal do Turismo, que segue com atividades até o dia 29.

    De acordo com o secretário do Esporte, Turismo, Cultura, Lazer e Juventude, Cassino Sinisgalli, a ação é pensada para que a população tenha noção dos atrativos turísticos da cidade e da região e, também, para informar os profissionais interessados em atuar no mercado turístico.

    “Nosso objetivo é valorizar o turismo e homenagear quem trabalha no ‘trade’ turístico, como uma forma de integração entre as pessoas que trabalham no ramo e fomentar o turismo. Temos que divulgar cada vez mais o nosso município e as cidades do interior”, ressalta o secretário.

    Em maio de 2017, foi sancionada, pelo ex-governador Geraldo Alckmin, a lei que tornou Tatuí um MIT (Município de Interesse Turístico). Na ocasião, apenas 20 municípios paulistas foram considerados MIT.

    Os primeiros, além de Tatuí, foram: Agudos, Barretos, Brodowski, Buritama, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Iacanga, Jundiaí, Martinópolis, Monte Alto, Pedreira, Piedade, Rifaina, Rubinéia, Sabino, Sales, Santa Isabel, Santo Antonio da Alegria e Tapiraí. Agora, a lista conta com 140 municípios.

    Publicidade
    Siltec

    Sinisgalli lembra que o encontro e todas as atividades nesse sentido visam manter a cidade na lista de MIT e também pleitear o título de estância turística, o que pode trazer mais visibilidade para o município e mais verbas, por meio do governo federal, para investimentos em infraestrutura e outros setores.

    Segundo o secretário, a divulgação das atrações locais, parcerias com empresas e a preparação para receber os turistas são considerados os principais pontos para que o município tenha sucesso no intuito de atrair mais visitantes.

    A abertura da programação está agendada para terça-feira, 24, às 9h30, no Sítio do Carroção, com o 2º Encontro Municipal de Turismo. O evento contará com palestras e atividades voltadas aos profissionais interessados em atuar no mercado turístico.

    A solenidade também deve divulgar a região turística “Raízes do Interior Paulista”, integrada por Tatuí e outras nove cidades: Boituva, Cesário Lange, Quadra, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, Jumirim, Torre de Pedra e Cerquilho.

    “Neste segundo encontro, convidamos representantes da Secretaria de Turismo do estado de São Paulo para falar sobre ranqueamento das cidades, e sobre a nova formação da secretaria, mostrando o que eles estão fazendo pelo turismo no estado”, antecipou.

    Na quarta-feira, 25, às 17h, acontece, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a primeira audiência pública para apresentação da revisão do Plano de Desenvolvimento Turístico de Tatuí. O documento integra o Plano Diretor de Tatuí e visa definir diretrizes, programas e projetos para o desenvolvimento do turismo local.

    A revisão do plano corresponde a uma das principais exigências aos MITs. A atualização do documento é obrigatória a cada três anos e está sendo elaborada pelos agentes de turismo da prefeitura em parceria com o Comtur. O documento revisado terá vigência durante o triênio 2020-2022.

    A programação segue na quinta-feira, 26, às 19h, no Centro Cultural, com a abertura da mostra fotográfica “Atrativos Turísticos”. Os interessados em expor imagens de cenários turísticos tatuianos têm até quinta-feira, 19, para se inscreverem, através do link: http://tatui.sp.gov.br/legislacao/arquivos/decretos_municipais/19992-26-08-2019.pdf.

    Na sexta-feira, a partir das 8h, os alunos da rede municipal de ensino farão um “roteiro turístico” e, às 16h, no paço municipal, ocorrerá reunião para sancionamento da lei do Dia Municipal de Turismo, a ser celebrado em 27 de setembro.

    No sábado, 28, das 10h às 16h, haverá o “Turismo na Praça”, na Matriz, com apresentações e exposições de associações e entidades locais. Entre as atrações, estarão o Conservatório, Aeroclube, Centro Hípico de Tatuí, Feira de Artesanato, Feira do Produtor Rural, artistas plásticos; Estação Experimental, carros antigos e passeios turísticos.

    “Às vezes, as pessoas perguntam o que tem de turístico em Tatuí, e este projeto na praça é uma resposta. Com ele, vamos mostrar vários pontos que ressaltam o potencial da cidade”, destacou Sinisgalli.

    A Semana Municipal de Turismo se encerra no sábado, 28, com o “Pedal Turístico” por pontos de atrativo do município, com inscrições e saída, às 8h, da praça do MHPS.

    “Com isso, a gente acredita que vai estar se aproximando cada vez mais do título de estância e – o principal – vamos conscientizar a própria população sobre a capacidade turística de Tatuí. Nós já estamos ficando conhecidos, em todo o estado, pelos nossos atrativos, mas ainda tem pessoas na nossa cidade que duvidam do nosso potencial”, salientou.

    Top Destinos

    Além de fazer parte do programa MIT, Tatuí está entre as 120 cidades classificadas para a segunda fase de votação popular do prêmio “Top Destinos Turísticos 2018/2019”, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e pelo clube Skal Internacional São Paulo.

    O prêmio tem a finalidade de valorizar municípios cuja administração promove ações para incentivar o turismo. Na edição anterior, Tatuí foi premiada na categoria “estudos e intercâmbio”.

    Nesta segunda fase, os 120 municípios classificados são avaliados por uma comissão julgadora formada por profissionais do “trade” do turismo, que selecionará até três cidades por segmento, as quais serão consideradas finalistas.

    Já no período entre 1º de outubro e 15 de novembro, ocorrerá a terceira fase, em que as cidades finalistas serão submetidas a dois tipos de julgamentos: o popular (cidade versus cidade) e o profissional, os quais elegerão as vencedoras em cada categoria.

    O anúncio dos municípios vencedores de cada segmento ocorrerá no dia 22 de novembro, uma sexta-feira, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, com a presença do governador João Doria.

    “O ‘Top Destinos’ é considerado uma das maiores premiações do segmento dentro do estado de São Paulo, e, neste ano, é muito importante estarmos concorrendo mais uma vez e colocando o município em evidência”, reforçou Sinisgalli.

    Ele lembra que as cidades listadas não pagam nenhum valor para participarem da premiação. A única exigência é o cumprimento do regulamento.

    O prêmio “Top Destinos Turísticos 2018/2019” abrange 16 categorias, divididas da seguinte maneira: aventura, compras, cultural, ecoturismo, esportes, estudos e intercâmbio, gastronômico, náutico, negócios e eventos, parques temáticos, pesca, religioso, rural, saúde, social e praia. Cada município pode concorrer em até seis categorias.

    “Este prêmio também faz parte de um trabalho em que a gente está divulgando cada vez mais a nossa cidade. Com isso, a gente acredita que vai chegar ao título de estância e ter mais valorização”, observou o secretário.

    Raízes do Interior

    Também buscando integração entre as cidades, Tatuí foi representado em mais uma reunião da microrregião turística “Raízes do Interior Paulista”, que aconteceu nesta terça-feira, 10, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Cesário Lange.

    Na ocasião, os representantes de cada município apresentaram vídeos, contendo os atrativos turísticos e o calendário de eventos de sua cidade, cujo material poderá ser exibido durante o 2º Encontro Municipal de Turismo de Tatuí.

    Sinisgalli – que também é interlocutor regional da Microrregião Turística “Raízes do Interior Paulista” – participou da reunião, acompanhado dos turismólogos da prefeitura de Tatuí, Jean Vinícius Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho.

    Durante a reunião, Sinisgalli comentou sobre a classificação de cada município no Mapa Brasileiro do Turismo, elaborado pelo Ministério do Turismo, órgão do governo federal que auxilia no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.

    Sinisgalli explica que, no mapa, os municípios são divididos em categorias, possibilitando verificar quais possuem os maiores fluxos turísticos e os maiores números de geração de empregos e de estabelecimentos no setor de hospedagem.

    “O mapa mostra a colocação das cidades subdividas pelas categorias A, B e C. Na categoria A, entram as estâncias turísticas e nas outras duas, os MITs”, acrescentou.

    “Conseguir entrar neste mapa foi um dos passos mais importantes. Sem ele, mesmo que tenhamos um projeto aprovado, não conseguimos receber os recursos do governo estadual voltados ao turismo. Essas categorias também definem o valor que cada cidade pode receber”, completou o secretário.

    No evento, Sinisgalli também apresentou um e-mail, encaminhado à Secretaria do Turismo do governo do estado, no qual trata da possibilidade de a microrregião “Raízes do Interior Paulista” ter materiais expostos durante a “Abav – Expo Internacional de Turismo 2019”.

    A feira, que acontecerá de 25 a 27 de setembro, das 12h às 20h, no Expo Center Norte, na capital paulista, é considerada a maior do segmento turístico da América Latina, e este será o primeiro ano em que a microrregião deve participar.

    “Nós vamos ter um estande dentro da Secretaria de Turismo do estado, que será anfitriã da feira, que será mais um passo para a divulgação dos nossos potenciais turísticos. Vamos com todas as cidades da região, pois nossa intenção é criar um roteiro regional que possa atrair cada vez mais turistas”, concluiu o secretário.

    Publicidade
    Siltec