Cidade continua com os testes rápidos para detectar hepatite

Ação tem seguimento mesmo com o fim do “Julho Amarelo”

533
No período de 2017 a julho de 2018, foram confirmados 27 casos de hepatites virais em Tatuí (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Siltec

No último sábado de julho, 28 (Dia Mundial de Prevenção às Hepatites Virais), a Secretaria Municipal de Saúde finalizou, na Praça da Matriz, a campanha “Julho Amarelo”, contra hepatites B e C, cujo objetivo foi intensificar os diagnósticos e as prevenções, com iniciativas educacionais com relação à doença.

Nesse dia, foram realizados 80 testes rápidos na população para a detecção de hepatites B e C, e, segundo a coordenadora do Ambulatório de Infectologia de Tatuí, Aline Tochinski de Camargo, dois obtiveram resultado reagente, levando os pacientes a serem encaminhados ao ambulatório para acompanhamento e tratamento médico.

Este foi o primeiro ano em que a Secretaria de Saúde da Prefeitura fez a intensificação da campanha Julho Amarelo, sendo que as unidades básicas de saúde, o Ambulatório de Infectologia e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizaram, também, 30 testes.

“Independente do fim da campanha, esses locais realizam, diariamente, os testes rápidos para a detecção de hepatites. Os testes fazem parte da rotina das unidades de saúde”, afirmou a coordenadora.

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), no período de 2017 a julho de 2018, foram confirmados 27 casos de hepatites virais em Tatuí.

Publicidade
Siltec

Divididos por idade, os casos identificados foram: de 30 a 39 anos, 5 casos; 40 a 49 anos, 5 casos; 50 a 59 anos, 12 casos; e 60 a 69 anos, 5 casos. Os homens foram os mais atingidos, com 15 casos, seguidos pelas mulheres, com 12.

As UBSs funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção das unidades do Congonhal e Mirandas, que permanecem abertas das 8h às 13h.

O Ambulatório de Infectologia funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, dependendo da escala de atendimento em vigor. Mais informações pelos telefones (15) 3259-1564 e 3305-8855.

Publicidade
Siltec