Cia. Arueiras apresenta peça com patrocí­nio de cooperativa

440
Publicidade





A Cia. Arueiras do Brasil apresenta em Tatuí trabalho voltado ao público infantil em novembro. A peça “A Água que fugiu do Lago” será encenada nos dias 7, 8 e 9 e é resultado de projeto gratuito viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

O espetáculo, um teatro infantil interativo, tem patrocínio da Coop (Cooperativa de Consumo) e apoio da Triacanto. Ele tem como temas a água e o descarte incorreto do lixo e começou a ser encenado em São José dos Campos e Sorocaba. Em Tatuí, as apresentações recebem apoio da Prefeitura, sendo realizadas nas unidades da cooperativa.

A Água que fugiu do Lago estreou em 2009 no Sesc (Serviço Social do Comércio), de Pinheiros. De lá, percorreu a capital e o interior de São Paulo. Também registrou itinerância pelos Estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Tocantins.

Até o momento, mais de 200 mil crianças já assistiram a peça baseada no texto de Edivaldo Costa e que traz músicas de Arlete Ramello. O espetáculo conta a história de um lugar onde a Mãe Natureza fez brotar da terra um lago de água pura e cristalina.

Publicidade

A partir daí começaram a chegar os moradores do lago: patinhos, sapinhos, garças e outros bichos. Todos viviam em perfeita harmonia, até que os bichos começaram a ouvir um barulho muito estranho.

Era o ronco do motor de um carro que trazia uma família para um piquenique. Os bichos se esconderam. Quando a família foi embora, deixou pra traz todo o lixo jogado. O material foi se acumulando ao final de toda semana.

Um dia, a água do lago, já quase sufocando com tanto lixo dentro dela, pediu ajuda ao sapo cururu para fugir dali. Ela queria ir para um lugar bem mais seguro.

O sapo, então, convoca todos os bichos pra ajudarem e, na calada da noite, a água foge, escorrendo devagarzinho de um lugar para outro. Quando a família voltou ao mesmo ponto, encontrou no lugar do lago apenas o lixo que jogou.

Percebendo o mal que causaram ao meio ambiente, a família resolve limpar todo o lugar, implantar coleta seletiva e ensinar a todos a importância da reciclagem.


Publicidade