Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

Banda Sinfônica, Big Band e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí apresentam-se neste fim de semana em meio à programação do quinto Tatuí Classic Car.

O evento é realizado pelo Centro Hípico de Tatuí, e “os grupos prometem animar o público com muita música popular brasileira”, antecipa a assessoria de comunicação do CDMCC. O ingresso tem custo de R$ 5.

O primeiro concerto é neste sábado, 17, às 10h30, com a Banda Sinfônica e a Big Band do Conservatório de Tatuí, sob a batuta do regente convidado Marco Almeida Júnior, com participação da aluna de canto popular Luciana Canizela.

O repertório terá “Keçono” (Antônio C. Neves Campos), “Baião de Lacan” (Guinga), “Pasodoble” (Aldo Araújo Pinto), “Gonzagueando” (Cyro Pereira), “O Mundo é um Moinho” (Cartola), “Besame” (Flavio Venturini), “Coisas do Brasil” (Guilherme Arantes), “Verde” (Eduardo Gudin e J. C. Costa Neto), “Marambaia” (Henricão e Rubens Campos) e “Pra que Chorar / Tem Dó / Samba da Bênção” (Baden Powell e Vinicius de Moraes).

No domingo, 18, às 11h00, é a vez do grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, que interpretará “Tema Teimoso” (João Donato), “Bebê” (Hermeto Pascoal), “Tamanco no Samba” (Orlandivo), “Deus Brasileiro” (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), “Coalhada” (Hermeto Pascoal), “Improviso” (Cido Bianchi), “São Salvador” (Cido Bianchi), “April Child” (Moacir Santos), “No Rancho Fundo” (Ary Barroso e Lamartine Babo) e “Milonga Gris” (Carlos Aguirre).

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

Banda Sinfônica

Fundada em 1992, é formada por professores e alunos da instituição. Até 1996, era a única oportunidade de alunos de níveis avançados interagirem com os já profissionais em apresentações oficiais.

Com repertório eclético, o grupo já gravou vários CDs e DVDs. O regente convidado, Almeida Júnior, é bacharel em eufônio pela Faculdade Mozarteum de SP (Famosp) e formado em regência pelo Conservatório de Tatuí.

É professor de instrumento e professor responsável pela Banda Sinfônica Infantojuvenil no Conservatório de Tatuí.

Banda Sinfônica e Big Band do Conservatório (foto: AI Conservatório)

Big Band

Grupo criado em 1975, para propiciar aos alunos e professores a prática de big band. Por ter uma formação versátil, apresenta grande variedade de gêneros musicais – de músicas feitas para animar festas dançantes a instrumentais contemporâneas, do jazz tradicional à música brasileira de vanguarda. O grupo já acompanhou cantores como Leny Andrade, Tânia Alves, Benito di Paula e Décio Cardoso. Também tocou com instrumentistas renomados, entre os quais, os norte-americanos Rex Richardson, Adam Rapa e Daniel Barry (trompete) e Miles Osland (saxofone).

É coordenado pelo trompetista Cláudio Sampaio “Cambé”, que iniciou os estudos em 1979, com o professor Francisco Belculfiné “Chiquito”, na Corporação Musical União dos Artistas de Itu. Posteriormente, continuou estudos com o professor Edgar Baptista dos Santos “Capitão”, no Conservatório de Tatuí. É coordenador e professor de trompete da área de MPB/jazz da instituição e primeiro trompete da Big Band.

Banda e Big Band (foto: AI Conservatório)

Jazz Combo

Nascida com o sobrenome “Combo” (do inglês combination ou combinação em português), o grupo tem formação “não convencional” e “a missão de pesquisar repertório, estudar, resgatar, praticar e divulgar a música instrumental”.

Criada em 1992, une alunos e professores do curso de MPB/jazz do Conservatório em torno do resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas e, ainda, do trabalho de composições e arranjos inéditos.

Já tocou ao lado de convidados consagrados, como Monica Salmaso, Proveta, Teco Cardoso, Paulo Freire, Vinícius Dorin, Nenê, além dos trompetistas norte-americanos Ed Sarath e Daniel Barry.

Jazz Combo do Conservatório (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome