Centro de Esportes deve abrir em outubro

Secretário municipal atualizou estágio das obras de complexo localizado no Jd. Lucila

732
Complexo esportivo possuirá quadra poliesportiva ao lado de ginásio
Publicidade
Da reportagem

O CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) deve ser inaugurado no início do mês de outubro. A afirmação foi dada, nesta semana, pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, a O Progresso.

O titular da pasta realizou visita técnica à construção do CIE, que fica em área ao lado da Escola Estadual “Fernando Guedes de Moraes”, no Jardim Lucila, na tarde de quarta-feira, 9.

O centro de esportes foi orçado em R$ 3.067.113,22, contemplando a construção de um ginásio coberto, quadra esportiva descoberta e área de apoio (administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público), em uma construção de 3.500 m².

A prefeitura deu início à construção do complexo esportivo em janeiro de 2018, a partir de convênio com o governo federal, por meio do Ministério do Esporte.

Contudo, no mês de dezembro do mesmo ano, um ato do ex-presidente Michel Temer “congelou” os recursos enviados a várias obras em todo o país, incluindo o CIE.

Publicidade

Posteriormente, conforme anunciado pela prefeitura, portaria assinada pelo ministro da economia, Paulo Guedes, permitiu a retomada das obras no Jardim Lucila, no início de outubro do ano passado.

As obras do ginásio coberto do CIE – o primeiro no município com medidas oficiais, de 40 por 20 metros –, segundo Sinisgalli, estão concluídas. O secretário informou já terem sido feitas as sete camadas de piso da quadra.

Ele indicou que, na tarde de quarta-feira, foram iniciadas a pintura e as demarcações das linhas da quadra. A estimativa é de que a pintura da quara seja finalizada na próxima terça-feira, 15. Na sequência, as paredes do ginásio receberão a segunda demão de tinta e estará pronta.

Conforme Sinisgalli, o piso superior do ginásio – local em que será instalada uma academia – já conta com os pisos emborrachados e os “janelões” instalados. O passo seguinte será concluir a ligação hidráulica e elétrica do ambiente interno, além da colocação de vidros nas salas e banheiros e pisos intertravados na entrada do ginásio.

Na área externa, estão sendo finalizadas as canaletas para escoamento da água de todo o complexo esportivo. Já a quadra poliesportiva externa – paralela ao ginásio -, de acordo com o secretário municipal, já atingiu 98% e, em breve, será concluída.

A quadra externa já recebeu a pintura, os postes de iluminação e as grades no entorno. Segundo Sinisgalli, restam somente a instalação das cestas de basquetes e alguns detalhes.

“Estamos nos detalhes finais. Pretendemos inaugurar o complexo em outubro. Ainda não há uma data definida, mas gostaríamos que a entrega fosse realizada no início do mês”, reforçou.

Utilização

Sinisgalli ressaltou novamente a intenção de o CIE se tornar a “casa” das escolinhas de base do DME (Departamento Municipal de Esporte) e das seleções municipais, masculinas e femininas, nas modalidades de futsal, basquete e vôlei.

Ele informou que, durante a semana passada, participou de reunião com o diretor municipal de esportes, Douglas Dalmatti Alves Lima, o Buko, professores e coordenadores do DME, para definir a equipe de trabalho do centro de esportes.

A inauguração do complexo, segundo o titular, “será um ganho ao município”. O local permitirá que o DME possa contar com equipes de base de futsal. A intenção é formar times masculinos nas categorias sub-8, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18, e femininos, a partir da sub-12, de acordo com a demanda.

“Até então, havia somente parcerias com alguns clubes, contudo, a prefeitura não tinha a própria escolinha de base de futsal, tanto o masculino, como o feminino”, revelou.

As inscrições deverão ser iniciadas logo após a entrega do CIE. “Acreditamos que, apesar do espaço inaugurado, não conseguiremos iniciar as aulas em outubro. Porém, temos a intenção de já iniciarmos as inscrições”, indicou.

A quadra interna deverá ser utilizada somente para treinos e jogos das escolinhas de base do DME e das seleções municipais. “Pretendemos que as nossas seleções que disputam campeonatos, como os Jogos Regionais e Abertos, ‘mandem’ algumas partidas ou amistosos na nova quadra”, apontou.

Já a quadra externa poderá ser disponibilizada aos moradores do Jardim Lucila e bairros próximos e às equipes que queiram treinar no CIE. Segundo Sinisgalli, há a possibilidade de divisão de modalidades por dia para que a população também possa utilizar o novo equipamento esportivo.

“Tudo será supervisionado, os interessados poderão utilizar o espaço mediante agendamento. Já aos fins de semana, pretendemos deixar um horário livre para a população aproveitar o espaço de lazer, participando do esporte na quadra externa”, declarou.

Contudo, Sinisgalli acentuou que os treinamentos individuais e, posteriormente, coletivos serão iniciados somente após o governo estadual liberar a realização de atividades esportivas no município.

“Estamos fazendo as reuniões para definirmos as modalidades e horários no CIE. Entretanto, aguardamos a liberação pelo ‘Plano SP’ para sabermos quando realmente poderemos ‘entrar em quadra’”, finalizou Sinisgalli.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome