Centro cirúrgico tem capacidade triplicada

    Unidade da Santa Casa de Misericórdia é revitalizada e recebe novos equipamentos

    392
    Prefeitura entrega nova fase de revitalização da Santa Casa (foto: Diléa Silva)
    Publicidade
    EleService institucional
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra

    O centro cirúrgico da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí vai triplicar o número de procedimentos realizados mensalmente. O espaço recebeu novos equipamentos, foi revitalizado e reinaugurado, na manhã de sábado, 10.

    A solenidade contou com a presença do deputado federal Samuel Moreira (PSDB), da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, do secretário parlamentar Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, além de vereadores, secretários e representantes de clubes de serviços.

    A O Progresso, a médica Maria Laura Lavorato Matias, diretora técnica da Santa Casa, afirmou que, com a revitalização, será possível conseguir absorver a demanda de cirurgias do hospital, chegando a 200 procedimentos mensais.

    A médica contou que, antes da reforma, o centro cirúrgico estava “sucateado”. Segundo ela, muitos aparelhos já não funcionavam mais, por serem antigos, e outros, que ainda funcionavam, estavam frequentemente em manutenção.

    “Por falta de aparelhos em funcionamento, sempre havia o cancelamento ou adiamento de cirurgias. Agora, temos salas novas, aparelhos novos, não vamos mais ter problemas por falta de material ou de indisponibilidade da sala por aparelho quebrado. Só por isso já teremos um bom alívio e poderemos reduzir a fila de espera de cirurgias”, enfatizou.

    Publicidade
    EleService institucional
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec

    O novo centro cirúrgico engloba três salas revitalizadas, com aparelhos novos, e uma sala montada com uma seleção dos equipamentos que ainda estavam funcionando. Com a estrutura antiga, a unidade hospitalar operava com 25% da capacidade e realizava, em média, 50 cirurgias por mês em uma única sala.

    “Nós tínhamos quatro salas no centro cirúrgico, mas, por conta de alguns aparelhos não estarem funcionando, usávamos apenas duas salas. Uma sempre ficava livre para alguma emergência que chegasse ao pronto-socorro. Então, praticamente, só tinha uma sala para poder trabalhar”, explicou a médica.

    A unidade realiza cirurgias classificadas de baixa a média complexidade, como gerais (vesícula, intestino, entre outras), ginecológicas (retirada de útero, cisto de ovário e períneo) e ortopédicas. A média de atendimento é de 30 procedimentos mensais em cada categoria.

    O novo centro cirúrgico foi equipado com recursos de R$ 600 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Samuel Moreira. A reforma ainda contou com apoio do projeto “Abrace a Santa Casa” e doações de empresas, instituições e clubes de serviço.

    A cerimônia de inauguração começou por volta das 11h30, em frente ao centro cirúrgico, e foi realizada em, aproximadamente, 30 minutos, com discursos breves das autoridades e bênção do padre Élcio Roberto de Góes, pároco e reitor do Santuário Nossa Senhora da Conceição.

    Iniciando, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Marcos de Abreu (PR), ressaltou o trabalho realizado pela prefeita em parceria com o deputado Moreira na recuperação da unidade hospitalar.

    “Fui interventor da Santa Casa e sei da dificuldade que é administrar um hospital. Hoje, estou muito feliz em ver as melhorias que foram realizadas aqui e também pelo trabalho da prefeita e do deputado, que tem sido nosso braço direito”, declarou o presidente.

    O vice-prefeito falou na sequência e também dirigiu o discurso em agradecimento ao parlamentar e à chefe do Executivo, mencionando também a melhoria no atendimento do centro cirúrgico.

    “Gostaria de salientar que, com R$ 600 mil destinados pelo deputado, equipamos três salas cirúrgicas, que vão melhorar o atendimento desta unidade. Então, só temos que agradecer pelo empenho e parceira de sempre”, disse Luiz Paulo.

    A prefeita falou sobre projetos de investimentos em saúde, como a revitalização da pediatria e a inauguração da sala de acolhimento. Ainda mencionou resultados do projeto “Adote um Quarto”, que viabilizou a reforma dos leitos SUS, com ajuda da comunidade.

    “É com grande alegria que entregamos mais uma etapa concluída do nosso projeto de reforma e revitalização do único hospital de nossa cidade que atende ao SUS. Investimos recursos aqui, porque entendemos que o bem-estar e a saúde vêm em primeiro lugar”, afirmou Maria José.

    Ela declarou que, quando assumiu a prefeitura, em 2017, encontrou a Santa Casa “em estado de calamidade” e, por isso, em maio do mesmo ano, a prefeitura decidiu pela intervenção.

    “Os funcionários estavam em greve, a entidade, afundada em dívidas (com fornecedores, principalmente), banco de sangue fechado, UTI quase fechando e um centro cirúrgico com equipamentos sucateados e que estava havia mais de dois meses sem realizar cirurgias”, acrescentou a prefeita.

    Segundo Maria José, desde então, “a prefeitura tem buscado formas de ajudar a entidade a se reerguer”. “Fácil nunca foi, nada é fácil, mas a recompensa é extremamente edificante, porque ajudamos a salvar vidas”, acentuou ela.

    “Pagamos os salários atrasados, reabrimos o banco de sangue, reativamos todos os leitos, reformamos a UTI, negociamos as dividas com fornecedores e, com o projeto ‘Abrace a Santa Casa’, reformamos 33 quartos e 111 leitos, com a ajuda de voluntários”, completou Maria José.

    Além disso, a prefeita anunciou novos investimentos para o hospital. Conforme ela, outra obra entregue nos próximos dias será a reforma da UTI (unidade de terapia intensiva).

    O espaço está sendo reformado e equipado com recursos provenientes de parceria com o Rotary Club de Tatuí. Conforme anunciado, a reinauguração deve acontecer ainda no mês de agosto.

    Para encerrar, Samuel Moreira elogiou o investimento feito no local e ressaltou os resultados conquistados pela atual gestão, por meio de parcerias e projetos realizados com apoio do voluntariado.

    “Eu acompanhei de perto o projeto Abrace a Santa Casa, vim visitar os quartos e fiquei muito impressionado com a contribuição da comunidade. É muito bom quando a comunidade participa”, declarou o parlamentar.

    O deputado ainda salientou que “as parcerias são fruto da credibilidade da gestão da prefeita Maria José”. “É lógico que isso é fruto de parcerias, mas para ter parceria, precisa ter credibilidade. A prefeitura passou essa credibilidade e, por isso, a comunidade passou a ajudar”, frisou.

    Moreira ainda disse estar satisfeito com o investimento dos recursos destinados por ele e acrescentou: “Não fizemos nada mais do que a obrigação. Tivemos votos de confiança aqui, e acabamos enviando este recurso, que faz parte do nosso trabalho”.

    A O Progresso, o parlamentar ressaltou a importância de ver de perto a aplicação dos recursos. “É uma alegria muito grande ver que o valor está sendo bem aplicado. É um centro cirúrgico novo, equipamentos novos. Estou feliz, mas, realmente, é minha obrigação ajudar”, reforçou o deputado.

    Após os discursos, o pároco realizou a bênção do espaço e as autoridades fizeram o descerramento da fita inaugural. Em seguida, um grupo, selecionado foi autorizado a entrar para conhecer o novo centro cirúrgico, que já estava esterilizado e preparado para um procedimento que se iniciaria às 13h.

    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec
    EleService institucional

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome