Cemitérios se preparam para receber visitantes no Finados

Prazo para reforma de jazigos termina no dia 30 deste mês

193
Setor de obras segue com serviços  de limpeza e pintura nos cemitérios municipais (foto: arquivo pessoal)
Publicidade

Os familiares que desejam fazer limpeza, lavagens, pinturas e reformas nos túmulos dos cemitérios municipais Cristo Rei, na avenida Cônego João Clímaco, e São João Batista, no Vale da Lua, para o Dia de Finados, têm prazo para realizá-las.

De acordo com Elias Donizeti Miranda, diretor executivo do Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, as necrópoles já estão liberadas para construção de jazigos, troca de mármore, troca de pisos e revestimentos e outros serviços. Contudo, a fase de manutenção em alvenaria termina na quarta-feira, 30.

Os interessados devem abrir requerimento no setor administrativo dos cemitérios e aguardar a liberação para iniciar os serviços. Segundo o diretor, o pedido tem de ser feito com antecedência.

“O requerimento deve ser feito antes porque nós precisamos de um prazo para realizar os trabalhos, principalmente para a retirada de resíduos e entulhos do local. Toda reforma acaba gerando um pequeno transtorno, então, para evitar isso, pedimos que as pessoas se antecipem”, disse ele.

O diretor explica que, de quinta-feira, 31 de outubro, até sexta-feira, 1º de novembro, será permitida apenas a realização de limpeza.

Publicidade

“Dividimos a preparação dos cemitérios em duas etapas, visando à segurança dos munícipes. Depois das reformas, serão retirados os resíduos de entulho, latas, restos de areia dos corredores, e vamos preparar para receber os visitantes”, afirmou ele.

Miranda ainda informou que, há um mês, a prefeitura está se preparando para receber os visitantes e que, nestes dias, o setor de obras intensificou os trabalhos de limpeza das ruas internas dos cemitérios.

Os serviços contemplam a retirada de entulhos resultantes das reformas em túmulos realizados por familiares dos falecidos e das flores e folhas ressecadas, espalhadas pelo vento, além da pintura de muros e do meio-fio.

“A gente faz uma manutenção, nos dois cemitérios, em um cronograma mensal de limpeza, com corte de grama e tudo o que há de necessidade, mas, quando se aproxima da data de Finados, nós colocamos toda a equipe em uma manutenção bem minuciosa”, garantiu o diretor.

Segundo ele, 90% dos serviços de manutenção para o Dia de Finados já foram realizados pelo departamento. Miranda conta que, no Cemitério São João Batista, além da instalação de identificação nas quadras, foram reforçadas as pinturas de guias e sarjetas.

Já o Cemitério Cristo Rei recebeu identificação das quadras no solo e pinturas de guias e sarjetas. “Já está pronta toda a parte de limpeza, só falta dar uma jardinagem melhor na Avenida das Mangueiras, que eu deixo para a última semana, para a grama não crescer”, explicou.

Ainda conforme o diretor, a administração dos cemitérios disponibiliza funcionários para trabalho nos locais, ajudando os visitantes com atendimento, acesso a informações e segurança interna e externa.

“Os escritórios estarão funcionando durante todo o dia, e teremos um efetivo trabalhando para atender os visitantes. Eles poderão auxiliar, inclusive, na busca pelo local dos túmulos, já que, às vezes, recebemos visitantes de outras cidades, que não sabem onde estão os jazigos dos entes queridos”, afirmou.

O diretor ressaltou que, até o Dia de Finados (celebrado em 2 de novembro), haverá funcionários, durante todo o dia, trabalhando na limpeza geral dos cemitérios, além de apoio da Guarda Civil Municipal, para garantir a segurança dos visitantes que irão prestar homenagens póstumas.

O horário de funcionamento nas necrópoles ocorre das 7h às 18h. No feriado, os cemitérios vão estar abertos em horário especial para visitação, das 6h30 às 18h.

“No Dia de Finados, há uma tolerância no horário, para não prejudicar os visitantes. Sabemos que tem pessoas de idade que preferem ir mais à tarde, para evitar o sol quente. Então, teremos todo um aparato para aguardar a saída das pessoas”, comentou o diretor.

A programação do feriado ainda inclui a tradicional missa de Finados. A solenidade em homenagem aos mortos deve acontecer no cemitério Cristo Rei, na avenida Cônego João Clímaco de Camargo (Avenida das Mangueiras). Contudo, ainda não teve a programação definida.

A missa de Finados é realizada anualmente pela Igreja Católica. Além de feriado, Finados é uma data religiosa, na qual os católicos se lembram dos mortos e os homenageiam, pela crença na ressurreição.

Miranda ressaltou que não haverá missa no cemitério São João Batista, no Vale da Lua. Contudo, o horário de funcionamento, o apoio e o atendimento serão os mesmos nas duas necrópoles.

Publicidade