CDMCC sedia apresentação sob coordenação de C. Bloes

211
Publicidade





A partir das 19h desta quarta-feira, 27, o Conservatório sedia o recital “A Música Moderna para Piano”. A apresentação será da classe de interpretação da música contemporânea, coordenada por Cristiane Bloes. A entrada é franca.

Apresentam-se os alunos Ana Luise Santana de Souza, Bruna Antunes Ferreira, Ramses Hussni e Rogel Junior. A classe de interpretação da música contemporânea é uma disciplina optativa da área de piano, voltada para a música composta a partir do século 20.

A disciplina aborda o estudo de obras, compositores e movimentos que traçaram a história da música contemporânea. “No recital, o programa traz obras de compositores que foram responsáveis pela afirmação da música de vanguarda, tanto na questão estética quanto nas técnicas de composição, interpretação, busca de novas sonoridades bem como novos conceitos da performance musical”, afirmou Cristiane Bloes, por meio de nota enviada a O Progresso.

No programa, estão obras de John Cage, Luciano Bério e Ligetti. A organização do evento “promete surpreender” por meio das obras a serem executadas.

Publicidade

No material encaminhado pela assessoria de comunicação do Conservatório, há referência de “surpresa” por meio da obra “4’33’’”. De acordo com o setor, ela “é uma composição em que músico não deve executar nenhuma nota em seu instrumento”.

“Após a entrada no palco e os aplausos, o músico deve colocar-se em posição de execução e permanecer assim durante toda a duração da obra (quatro minutos e trinta e três segundos)”, descreveu a assessoria de comunicação.

“Mas a peça não pode ser chamada de ‘música de silêncio’ pois a música ouvida na hora foi o ruído do teatro. Segundo a concepção oriental de música pesquisada por Cage, esta seria o som ao qual se presta atenção”, cita-se em nota explicativa do programa do recital repassada ao bissemanário.


Publicidade