Cartório volta a funcionar em horário normal nesta semana





O Cartório Eleitoral da comarca voltou ao expediente normal na segunda-feira, 3. Por conta das eleições, o órgão funcionou em regime especial. Abriu aos finais de semana para atender a candidatos, representantes dos partidos e das coligações majoritárias (a prefeito) e proporcionais (vereador).

As atividades também incluíram treinamento de mesários, reuniões com a juíza eleitoral Mariana Teixeira Salviano da Rocha e membros das forças de segurança e esclarecimento de dúvidas de eleitores. O órgão, que funciona na rua Juvenal de Campos, 327, no centro, atende Tatuí e mais seis municípios.

Neste ano, o cartório também disponibilizou urna eletrônica para treinamento antes da votação.

Após o pleito, o órgão mantém à disposição do público os boletins das urnas eletrônicas instaladas no município e na região. Em Tatuí, as votações aconteceram em 29 locais e com 221 equipamentos.

Os boletins de urnas podem, ainda, ser consultados no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O endereço para conferência das votações por urnas e por localidades está disponível em www.tse.jus.br. A pesquisa é feita junto à seção “eleições 2016”.

Também via internet, os eleitores podem conferir dados das prestações de contas dos candidatos e os resultados das eleições para os cargos de prefeito e vereador.

No cartório, os serviços aos eleitores serão retomados no dia 7 de novembro. Dessa data em diante, os funcionários do órgão voltarão a receber pessoas que precisam tirar 1a ou 2a via, transferir ou regularizar os títulos de eleitor.

Em Tatuí, pessoas com direito a voto poderão fazer o recadastramento biométrico. O procedimento teve início no dia 15 de setembro de 2015, sendo suspenso no dia 4 de maio, por conta do período eleitoral.

A Justiça espera recadastrar todos os eleitores até 2018. Para incluir as impressões digitais que serão utilizadas para votação nos novos modelos de urnas, os eleitores precisam fazer agendamentos, por meio do site www.tre-sp.jus.br, para marcar o horário, ou ligar para o número 148, do “Disque-Eleitor”.