Cartões podem definir finalista do 2º Campeonato Amador Municipal

Triunfo do Celso Lanches pelo placar de 2 a 0 igualaria campanha de rival

Calhas Alpha/Tubarão pode perder por um gol de diferença que se garante na decisão (foto: divulgação)
Da redação

O comportamento disciplinar em campo pode definir um dos finalistas do 2º Campeonato Amador Municipal. Uma vitória do Celso Lanches por dois gols de diferença sobre o Calhas Alpha/Tubarão neste domingo, 8, às 15h45, no estádio Toca da Coruja, no Jardim Lírio, faz com que as equipes se igualem em três critérios de desempate.

Anteriormente, no domingo passado, 1º, a Toca da Coruja sediou dois jogos válidos pela segunda fase da competição. No primeiro, o Tóquio ganhou do Celso Lanches por 2 a 1. Marcos Fabrício e Saimon Nunes marcaram os gols da vitória. Ueslei Queiroz descontou para o rival.

No segundo confronto da rodada, o Bola Mais Um derrotou a agremiação do Guarapó por 3 a 0. Os tentos foram anotados pelos jogadores Diego Felipe Domingues, Elias Soares e Vinícius Augustus.

Neste momento, o grupo C apresenta: o Calhas Alpha/Tubarão, na liderança, com uma vitória em uma partida, três gols marcados e nenhum sofrido; o Tóquio, segundo colocado e matematicamente eliminado, com uma vitória em dois jogos e saldo negativo de dois gols; e o Celso Lanches, na última posição, com uma derrota em um confronto, um tento anotado e dois sofridos.

Um triunfo pelo placar de 2 a 0, por exemplo, do “lanterna” sobre o líder deixaria os três times do grupo com a mesma pontuação. Com este resultado, Celso Lanches e Calhas Alpha/Tubarão dividiriam a primeira posição com uma vitória, três gols marcados, dois sofridos e saldo positivo de um tento.

Conforme o regulamento do “Amador”, caso três ou mais equipes terminem a fase com a mesma pontuação, os critérios de desempate, nesta ordem, são: número de vitórias, saldo de gols, número de gols marcados, número de cartões vermelhos, número de cartões amarelos e sorteio.

Nos respectivos confrontos contra o Tóquio, o Calhas Alpha/Tubarão teve um atleta expulso e recebeu dois cartões amarelos, enquanto o Celso Lanches teve dois jogadores “amarelados”. Desta forma, além de uma vitória por dois gols de diferença, o Celso Lanches precisaria terminar a partida com 11 homens em campo para conquistar a vaga na decisão do torneio.

Vitória por três ou mais gols de diferença classifica o Celso Lanches pelo saldo de gols. Por outro lado, uma vitória, empate ou até uma derrota por diferença de um tento garante o Calhas Alpha/Tubarão na partida decisiva do Amador.

O outro finalista é definido na disputa anterior, às 14h, no campo situado no Jardim Lírio, entre Vila Angélica e Bola Mais Um. As agremiações lideram o grupo D com três pontos cada, pois venceram o já eliminado Guarapó.

Entretanto, a Vila Angélica superou o Guarapó pelo placar de 3 a 1. O gol sofrido obriga a equipe a vencer a partida para avançar. Já o Bola Mais Um, sem a defesa ter sido vazada nesta fase, pode se classificar com um simples empate.

A segunda fase de grupos da “primeira divisão” do futebol tatuiano tem dois grupos com três times. O grupo C engloba: Celso Lanches, Calhas Alpha/Tubarão e Tóquio. Os times Bola Mais Um, Vila Angélica e Guarapó formam o grupo D. Os líderes desses grupos farão a final do Amador.