Carnaval tatuiano espera reunir até 40 mil foliões na Praça da Matriz

Secretaria municipal projeta público de até 10 mil em cada noite de folia

729
Praça da Matriz sedia atividades do Carnaval tatuiano (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

Com o tema “Tatuí Folia – Samba e Alegria”, começa na noite deste sábado, 22, a programação oficial do Carnaval 2020. A prefeitura, pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promove quatro dias de festa e folia na Praça da Matriz.

A abertura oficial acontece às 20h30, com a presença de autoridades locais, apresentação do Cordão dos Bichos, grupos de dança, animação do DJ Du Avallone e show de André Pupe, Vivi e Banda.

“Abriremos oficialmente o Carnaval de Tatuí com do Cordão dos Bichos, nosso maior bem cultural e folclórico. Ainda na primeira noite, os músicos apresentam um repertório bastante eclético, de marchinhas, sambas-enredos e axé”, revelou o titular da pasta, Cassiano Sinisgalli.

Neste domingo, 23, das 16h às 18h30, ocorre a matinê infantil, com oficina de máscaras, pintura facial, apresentação de animadores e participação do Cordão dos Bichos Mirim, além de DJ carnavalesco.

Após a pausa para a missa da Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Conceição, às 19h, a folia retorna a partir das 20h30, com encontro de blocos. A atividade começa com concentração dos grupos em frente à escola “Eugênio Santos”.

Publicidade

De lá, os blocos desfilam pela rua 11 de Agosto até chegarem à Praça da Matriz. O encontro tem início com o Cordão dos Bichos e, na sequência, apresentam-se: Banda do Bonde, Unidos da Americana, Clube de Campo e Império do Samba, em conjunto com a escola Unidos de Votorantim.

“Última atração da noite, o Império do Samba vem com uma novidade em 2020: o grupo se apresenta com uma escola vinda de Votorantim. Acredito que farão um grande espetáculo”, comentou Sinisgalli.

O terceiro dia de folia, segunda-feira, 24, será marcado pelo “Baile Carnavalesco”. A programação começa às 20h, com apresentação do DJ Du Avallone e show de André Pupe, Vivi e Banda.

(foto: AI Prefeitura)

Na terça-feira, 25, a partir das 16h, haverá a segunda matinê infantil, também contando com oficina de máscaras, pintura facial, apresentação de animadores e participação do Cordão dos Bichos Mirim, além de DJ.

Sem missa na Igreja Matriz, o encontro de blocos começará mais cedo, às 19h. Mais tarde, a partir das 21h, o público poderá acompanhar o show da cantora Suellen Santos, encerrando a programação carnavalesca.

Conforme Sinisgalli, a artista sertaneja, intérprete das músicas “Mil Perdidos”, “Três Opções”, “Coração dá uma Segurada”, “Favorita”, “Tome Amor” e “Diferentezinha”, era vocalista de uma banda de axé antes de seguir carreira solo e, diante disso, apresentará um repertório voltado ao Carnaval.

Durante os quatro dias de folia, há praça de alimentação na Matriz, para a venda de água, refrigerante, suco, cerveja, pastel e minipizza. Toda a renda será revertida à Santa Casa de Misericórdia e à Casa São José de Apoio aos Irmãos de Rua.

“Solicitamos que os produtos sejam comercializados a preços populares, mas tudo o que for arrecadado será entregue às duas entidades”, frisou o titular da pasta.

A O Progresso, o secretário declarou esperar a presença de até 10 mil foliões em cada uma das quatro noites do “Tatuí Folia – Samba e Alegria”. “Temos atividades no sábado e na segunda-feira, que são vésperas de dias de folga. Encerraremos a programação com todos os blocos e o show da Suellen, devendo receber um grande público na última noite”, analisou Sinisgalli.

“Os ‘esquentas’ demonstraram que o número de participantes está crescendo. Em todos os eventos que realizamos, graças a Deus, não houve qualquer tipo de incidente, e ficamos muito contentes, pois a população está sabendo se divertir”, completou.

Conforme ele, a prefeitura montou uma força-tarefa entre todos os órgãos municipais envolvido – como a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, departamentos municipais e seguranças – visando “zelar pela boa convivência e segurança dos foliões, com foco na melhor organização dos festejos”.

“A equipe de TI (tecnologia da informação) da prefeitura será responsável por todas as câmeras de monitoramento da Praça da Matriz, interligadas com a GCM. Todos estarão envolvidos na segurança do evento”, frisou o secretário.

“Nós queremos atrair muitas famílias. Quem realmente quiser se divertir pode comparecer aos quatro dias de Carnaval com os filhos e netos, com bastante segurança e folia”, complementou.

Sinisgalli sustentou a importância do Carnaval para Tatuí como MIT (município de interesse turístico), para movimentar o “trade” turístico e o comércio local, em lanchonetes, bares, restaurantes e supermercados

(foto: AI Prefeitura)

Para ele, “o maior evento cultural do Brasil” permite, simultaneamente, contribuir para a geração de empregos temporários. “Muitas pessoas dependem dessa época para trabalhar como seguranças, músicos e profissionais para montagem de infraestruturas, além de estamparias e costureiras de abadás e fantasias”, argumentou.

O Carnaval da Cidade Ternura ainda conta com outras programações carnavalescas. Neste sábado, 22, acontece o desfile do Bloco do Vagalume, com concentração na praça Paulo Setúbal, às 15h; Baile do Bonde, no clube XI de Agosto, às 22h; e Baile Azul e Branco, no Clube de Campos, a partir das 22h.

Ainda neste sábado, no Maracangalha Gastronomia e Cultura, há apresentação da Bateria do Lagartixa, às 15h, e show da Rivoltrio, às 21h; neste domingo, 23, às 21h, música ao vivo com a banda Arroeira; na segunda-feira, 24, tem a banda Maracangalha, às 21h; e na terça-feira, 25, às 15h, a Bateria do Lagartixa.

No domingo, 23, das 14h às 23h, os amantes do rock reúnem-se no bar Dama de Ferro, na rua do Cruzeiro, para a sétima edição do CarnaRock. Já das 16h às 20h, o bloco Rebanho das Ovelhas Coloridas reúne o público na praça Ayrton Senna, na vila Dr. Laurindo.

(foto: AI Prefeitura)
Publicidade