Carnaval de 2019 começa a ser preparado

    Encontro no Centro Cultural reúne representantes de blocos e grupos carnavalescos

    705
    Banda do Bonde já fez o primeiro ensaio aberto (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec

    Na quarta-feira da semana passada, 16, o Centro Cultural recebeu reunião com os dirigentes das agremiações tatuianas para as primeiras tratativas referentes ao Carnaval de 2019 no município.

    O encontro, que serviu para alinhar os trabalhos e preparativos das festividades carnavalescas, foi promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

    Estiveram representados: o Cordão Folclórico Tatuiense, o tradicional Cordão dos Bichos; o Banda do Bonde; o Bloco do Banga; o Bloco do Clube de Campo; o Bloco Unidos da Americana; o Bloco do Vagalume; a Império do Samba; o Grupo Elos LGBTI; e o evento Carnarock Dama de Ferro.

    Durante a reunião, o secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, comunicou que a programação oficial do evento deste ano deve ser definida e divulgada, provavelmente, entre os dias 2 a 5 de março.

    “A intenção é organizar quatro dias de folia, com duas noites de encontro de blocos, duas noites de baile carnavalesco e duas matinês infantis na Praça da Matriz”, antecipou.

    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec
    Representantes de nove agremiações no encontro (foto: AI Prefeitura)

    Sinisgalli informou aos representantes a predefinição dos eventos: exposição de fotos de antigos Carnavais, ensaios abertos, “esquentas” na Praça da Matriz, Folia no CEU e o pré-Carnaval de Americana.

    Ele revelou que, neste momento, o processo de organização está em fase de coleta de informações necessárias para que, posteriormente, os técnicos da área de cultura e turismo da Prefeitura possam estudar a logística necessária e definir datas e horários para a programação oficial.

    De acordo com Sinisgalli, “apesar de o Carnaval ser uma expressão cultural, artística e folclórica do povo, é preciso prezar muito a segurança e a organização dos festejos”.

    Na reunião, ainda foi distribuída, aos blocos, uma ficha de inscrição, para que possam participar do Encontro de Blocos. A ficha deverá ser preenchida e entregue no Centro Cultural até a próxima sexta-feira, 25.

    Segundo o secretário, a organização está aguardando o encaminhamento das fichas preenchidas por cada um dos blocos para definir detalhes da programação oficial.

    Dois dias depois, na noite de sexta-feira, 18, o Banda do Bonde, comandado pelo maestro Sérgio Lagartixa, deu início aos ensaios abertos do grupo. Centenas de pessoas estiveram presentes na Associação Atlética XI de Agosto para o primeiro evento preparativo para o Carnaval 2019.

    Publicidade
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec