‘Caravana da Leitura’ retorna a Tatuí­

641
Publicidade





Divulgação

Iniciativa recebe apoio do Ministério da Cultura e vai disponibilizar livros gratuitamente a professores

 

Pela terceira vez, Tatuí recebe o projeto “Caravana da Leitura”. A iniciativa acontece no próximo dia 9, uma terça-feira, e é aberta a estudantes e ao público em geral e consiste na vendagem de livros a preço considerado simbólico: R$ 2. A caravana também inclui doação de livros para escolas públicas.

Por ano, o projeto percorre 40 cidades, nas quais oferece obras para os públicos infantil, juvenil e adulto. A iniciativa é realizada pelo Grupo Projetos de Leitura, com aprovação do Ministério da Cultura. Em Tatuí, ele acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo.

Publicidade

Na região, quatro cidades receberão a caravana. Na “Capital da Música”, ela será realizada na Praça da Matriz. A tenda do projeto permanecerá montada no local, das 9h30 até às 17h, comercializando livros que apresentam histórias do cotidiano “em linguagem bem-humorada e pontuada por reflexões”.

Além de a população poder adquirir obras por R$ 2, professores poderão retirar na tenda, gratuitamente, um kit com nove livros para serem utilizados nas bibliotecas das escolas em que eles atuam. No momento da retirada, o educador deverá preencher formulário de identificação pessoal e da escola.

Para o idealizador do projeto, Laé de Souza, a atividade consiste em uma “ótima oportunidade para rechear a estante e saciar o desejo de boa cultura”.

“Buscamos quebrar o estigma de que o brasileiro não gosta de ler. Temos leitores, sim. O que falta é oportunidade e acessibilidade aos livros para que as pessoas descubram o prazer da leitura”, declarou, por meio de assessoria.

Para realizar as atividades, os organizadores montam uma tenda com a exposição dos livros. Como em uma feira livre, as pessoas podem circular, pegar as obras, lê-las, comprá-las e obter orientações de uma equipe multidisciplinar para auxiliar nas escolhas.

A ideia da tenda é aproximar as pessoas de forma livre e sem compromisso, permitindo que elas se sintam parte integrante de um “grande movimento em prol da leitura”. Durante o evento, o escritor Laé de Souza faz sessões de autógrafos e conversa com os leitores. O evento já ocorreu em Tatuí em 2009 e 2012.

Estarão disponíveis durante o evento os livros “Quinho”, “Radar, o cãozinho”, “Bia e a sua gatinha Pammy”, (português/inglês), “Quinho e o seu cãozinho – Um cãozinho especial” e “Quinho e o seu cãozinho – Novos amigos”.

O público também poderá conferir as obras “Quinho e o seu cãozinho – Férias na fazenda”, “Quinho e o seu cãozinho – Acampamento escoteiro”, “Nick e o passarinho falante”, “Quem sou eu”, “Minha história” e “Cadernos de Atividades”.

Completam a lista: “Acontece”, “Acredite se Quiser!”, “Nos Bastidores do Cotidiano”, “Espiando o Mundo pela Fechadura” e “Coisas de Homem & Coisas de Mulher”.

O Projetos de Leitura iniciou seu trabalho em 1998. Com sede em São Paulo, o grupo atua em todo o território nacional. Tem como principal foco desenvolvimento de ações sem fins lucrativos, com o objetivo de incentivar a leitura.

As obras disponibilizadas pela caravana são assinadas pelo escritor Laé de Souza. Cronista, dramaturgo, produtor cultural e bacharel em direito e administração de empresas, Souza é também autor de projetos de incentivo à leitura, de livros infantis, juvenis e adultos e coordenador do grupo realizador.

Depois de Tatuí, a caravana percorrerá as cidades de Boituva, Itu e Indaiatuba. Mais informações são obtidas pelo site www.projetosdeleitura.com.br.


Publicidade