Cão ‘estreante’ auxilia GCM a realizar flagrante de tráfico





GCM

Pastor alemão auxiliou equipe em apoio a ocorrência na vila Brasil

 

Ainda em treinamento, um novo animal do canil da Guarda Civil Municipal auxiliou a corporação a realizar flagrante de tráfico. O cachorro da raça pastor alemão “estreou” na noite do dia 24 em apoio à Romu (Ronda Ostensiva Municipal), acionada às 20h55 para averiguar denúncia na vila Brasil.

De acordo com a GCM, o cão “Irit” foi adquirido recentemente pela Prefeitura. Na primeira ocorrência, ele localizou 36 pedras de crack no matagal de um terreno baldio, situado perto da praça Eduardo Bastos. O entorpecente estaria sendo comercializado por Carlos Eduardo Ribeiro Machado, 18.

A GCM recebeu informação via COD (Centro de Operação e Despacho) de que o suspeito utilizava o terreno para guardar drogas. Conforme a denúncia, ele entrava e saía do local por um buraco no muro. A partir das características do acusado, uma equipe dirigiu-se ao local para tentar abordá-lo.

Perto da praça, os guardas da Romu revistaram Machado. Com ele, teriam encontrado, num dos bolsos da blusa, R$ 69 em notas e duas pedras de crack.

Na tentativa de localizar mais entorpecentes, a equipe pediu apoio ao canil. O cão Irit encontrou o restante da droga. As 36 pedras estavam dentro de um saco plástico. Mesmo ensacada, a droga pôde ser encontrada pelo pastor alemão.

Para os guardas, Machado teria assumido a posse do entorpecente. Segundo a equipe, ele teria dito que estava vendendo crack havia um mês. Na sequência, os guardas o encaminharam ao plantão da Polícia Civil.

O cão Irit está sendo utilizado juntamente com o pastor alemão “Kfir” em policiamento preventivo, campeonatos municipais de futebol e projeto social com crianças.