‘Candidatos ainda cometem erros’, analisa coordenadora





O que vestir, como se comportar e o que falar no momento da entrevista de emprego são alguns dos assuntos a serem abordados pelo PAT (Posto do Atendimento ao Trabalhador) em palestra. A unidade gerida pela Prefeitura programa, para este mês, orientações que auxiliem na assertividade.

“As pessoas ainda cometem erros na hora de procurar emprego ou da entrevista”, avaliou a diretora do Departamento Municipal da Indústria e Desenvolvimento Social, Fernanda Aparecida Sancinete. Ela também coordena o posto.

Conforme ela, os equívocos envolvem tanto a montagem do currículo como o comportamento no momento da entrevista. Para auxiliar os candidatos, a unidade agendou ação direcionada a jovens. A exposição estava prevista para acontecer em julho, no Centro Cultural Municipal, mas foi adiada.

Ela acontece nesta terça-feira, 23, às 19h, sendo direcionada a quem pretende iniciar a carreira profissional ou se recolocar no mercado de trabalho.

Os interessados devem realizar cadastro no PAT até a data do evento. As inscrições para a palestra terminam às 16h. Mais informações pelo telefone 3251-4766.

“Nós adiamos porque queremos que todos os alunos dos cursos do Fundo Social de Solidariedade participem. Mudamos para podermos trazer esse pessoal que está se formando e darmos a eles mais oportunidades”, disse Fernanda.

Para a coordenadora, a medida é uma forma de o PAT incentivar os jovens a persistirem na busca pelo trabalho. Conforme ela, pessoas em início de carreira têm encontrado maior dificuldade para obter emprego na cidade.

“As empresas procuram candidatos com mais experiência. Atualmente, tenho predominância dos dois públicos frequentando o PAT, mas os jovens demoram um pouco mais para conseguir uma colocação que alguém com 35 anos”, disse.

De modo a vencer essa barreira, Fernanda orienta os candidatos “mais novos” a buscarem capacitação. De acordo com a coordenadora, muitos dos jovens têm boa formação. Entretanto, as empresas querem alguém com prática.

“Por isso, acho que vale mais a pena o famoso estágio. De repente, nem que seja não remunerado. Mas, no âmbito profissional, isso é uma vantagem”, analisou.

O requisito da experiência é apresentado tanto pelas empresas que fazem processo de seleção nas próprias unidades como na sala destinada pelo PAT. O posto oferece espaço para que os recrutadores façam as entrevistas e o processo de contratação.

A triagem dos participantes de entrevistas ou provas – em caso de exigência – é feita pela equipe do posto, com base nos requisitos apresentados pelos contratantes.