Campo revitalizado e novo núcleo esportivo são entregues no Sta. Rita

DME pretende passar a atender mais 500 crianças e adolescentes no local

358
Prefeita Maria José foi convidada para dar o pontapé inicial no centro do campo revitalizado (Foto: Eduardo Domingues)
Publicidade
Da reportagem

A prefeitura realizou na tarde de quarta-feira, 12, a cerimônia de entrega da revitalização do campo municipal e a inauguração do núcleo esportivo do Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, no Jardim Santa Rita de Cássia.

O evento teve presença da prefeita Maria José Vieira de Camargo, do vice-prefeito Luiz Paulo Ribeiro da Silva, do ex-prefeito e atual assessor do deputado federal Samuel Moreira (PSDB), Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, do chefe de gabinete Christian Pereira de Camargo, secretários municipais, vereadores, professores do DME e moradores da região.

O novo complexo do campo municipal, denominado “José Aparecido Figueiredo”, recebeu obras no galpão, vestiários, banheiros e cantina. Já o salão de eventos ganhou nova pintura e revestimentos em azulejos.

A Cerâmica Strufaldi doou os pisos instalados no imóvel do caseiro e nos três vestiários do complexo, tanto dos árbitros quanto das duas equipes.

Já o campo ganhou novo gramado, pintura, redes e sistema de irrigação e drenagem, passando a ser o primeiro equipamento esportivo pertencente à prefeitura a contar com esse benefício.

Publicidade

A partir da inauguração, o novo núcleo esportivo do DME passa a ser sede de oficinas culturais e modalidades esportivas, como jogos de tabuleiro, judô, caratê, capoeira e aulas de ritmos. Desta forma, o departamento, que atende cerca de 2.000 crianças e adolescentes, poderá receber mais 500 alunos.

A conclusão da revitalização do campo municipal ainda permite o retorno dos treinamentos das equipes de base do Santa Rita, por meio do projeto “Criança para o Futuro”, comandados pelo técnico Carlos Eduardo de Alvarenga Viana, o Duza.

Até o início dos casos de coronavírus no município, em março, um acordo permitia que os treinos das categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 acontecessem no campo da Associação Atlética Az de Ouro, no bairro Tanquinho.

Neste ano, o campo do Az de Ouro estava recebendo mais uma edição do Campeonato José de Campos – “Zé Leiteiro”, que seria “para ficar na história”. O evento, contudo, foi paralisado devido à pandemia de coronavírus.

O local sediava a competição desde a criação, em 2007, e, depois de 14 anos, a disputa terá novo endereço.

De 2021 em diante, as partidas do tradicional torneio de futebol deverão acontecer no campo do Santa Rita. De acordo com o organizador da competição máster, Cesário Mota Filho, o Cesário Tatu, o espaço dispõe de toda a infraestrutura necessária às partidas.

Primeiro a falar, Cassiano Sinisgalli, secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, elogiou o trabalho realizado pelos funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Sinisgalli relembrou o título dos Jogos Regionais, conquistado pelo município no ano passado, na categoria futebol sub-20. Segundo ele, quase todo o elenco da seleção municipal fora formado no campo do Santa Rita.

“Tatuí é a atual campeã do futebol nos Jogos Regionais graças aos atletas formados neste gramado. Isso mostra a importância de incentivarmos e investirmos no esporte”, reforçou.

A O Progresso, Sinisgalli afirmou que a utilização do espaço com esporte e atividades culturais levará muitos benefícios ao bairro. Antes da reforma, o campo municipal era utilizado somente para treinamentos de futebol, pela manhã e à tarde.

De acordo com o secretário, além do futebol, as outras cinco modalidades a serem oferecidas inicialmente pelo DME permitirão que o equipamento municipal passe a ser mais movimentado pelos moradores do bairro e adjacências.

Para Sinisgalli, o núcleo esportivo do departamento, por meio dos professores de cada modalidade, será uma ferramenta social. “Com essas atividades, acredito que iremos tirar as crianças e os adolescentes das ruas do bairro e colocá-los em atividades com professores formados para além do esporte, dando-lhes formação de cidadania”, declarou.

Ainda segundo Sinisgalli, os professores do DME poderão atender crianças e adolescentes que eventualmente possam integrar as equipes de base do município.

“Aqueles que se destacarem poderão participar dos Jogos Regionais, competições estaduais e regionais durante todo o ano. Acredito que há muito talento na região”, sustentou o secretário.

Na sequência, o vereador Severino Guilherme da Silva (PSD), conhecido como Tiozinho do Santa Rita, falou sobre o desejo de revitalizar o campo municipal antes mesmo de ter sido eleito para o Legislativo.

Conforme Silva, durante os treinamentos das equipes, alguns jogadores acabavam se machucando no local. Ele ainda apontou que, costumeiramente, o gramado ficava cheio de possas de água após as chuvas.

“Eu e o Duza reconhecemos que o gramado estava muito ruim e duro. Ainda tínhamos o problema de precisar suspender treinos e, às vezes, cancelar partidas, devido à água que empossava no campo”, contou.

Ele afirmou ter feito o “papel de vereador”, levando à prefeitura a solicitação da troca de gramado e realização de um sistema de drenagem “urgentemente”.

“O Luiz Paulo é prova do tanto que eu cobrei. Nós tivemos paciência – pois sabemos a dificuldade da prefeitura na questão orçamentária – até que fosse concluído esse lindo espaço”, disse.

“Hoje é um dia muito feliz, para mim e toda a comunidade, que poderá praticar uma série de atividades. Tenho certeza que aqui será palco de grandes partidas e decisões do futebol tatuiano e regional”, complementou o vereador.

O presidente da Câmara Municipal, Antonio Marcos de Abreu (PSDB), concordou com a necessidade de revitalização do gramado e parabenizou os envolvidos nas obras do campo e do núcleo esportivo do DME. Conforme Abreu, “o bairro do Santa Rita merecia um complexo de tamanha grandeza”.

Durante a cerimônia, Luiz Paulo fez uma retrospectiva, apontando as ações realizadas pela atual gestão em benefícios ao bairro, destacando a obra de duplicação da avenida Teófilo de Andrade Gama. “Será um divisor de águas para o crescimento econômico e social deste bairro”, observou.

Luiz Paulo abordou o programa de infraestrutura urbana “Asfalto Novo”, que será concluído com recursos de convênio, assinado em dezembro do ano passado, com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do estado de São Paulo.

Segundo o vice-prefeito, outras ruas do bairro, além da avenida Teófilo de Andrade Gama, já foram recapeadas. “Hoje, entre a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Alan Alves de Araújo” até a praça Anita Costa (Praça dos Cavalos) está praticamente tudo recapeado. Os buracos vão acabar, favorecendo muito essa região”, endossou.

Luiz Paulo relembrou do retorno da Guarda Civil Municipal à base, situada na rua Benedito Nunes, que estava fechada, e a instalação de lajotas no bairro Novo Horizonte. “Essas são algumas das obras que foram feitas na região, em menos de quatro anos. Ainda tem muito mais por vir”, garantiu.

Até o fim do ano, segundo o vice-prefeito, uma quadra poliesportiva deve ser entregue no bairro. Luiz Paulo ainda falou sobre a construção de uma creche no bairro Pacaembu.

“É uma obra de R$ 4 milhões, para oferecer mais vagas às crianças. Não podemos deixar que o trabalho pare, pois ainda tem muito a ser feito pela região”, declarou.

“Quase um quinto da cidade reside aqui. Nós temos de pensar muito no desenvolvimento, na questão de infraestrutura, saúde, escolas e creches”, complementou Luiz Paulo.

Por fim, a prefeita Maria José disse que a entrega da revitalização do campo municipal e a inauguração do núcleo esportivo são passos importantes para o esporte tatuiano. Segundo ela, o equipamento “possibilitará a formação de cidadãos de valores”.

“O alcance social deste passo que demos ainda não podemos projetar, mas temos a esperanças de que vamos formar adultos de caráter no futuro. Somos referência no futebol de campo e em outros esportes e estamos plantando uma semente que irá germinar no futuro”, completou.

Na sequência, Maria José entregou um vaso de flores a familiares do patrono antes de ir ao centro do campo para dar o pontapé inicial. Ao término da cerimônia, houve apresentação de professores e alunos do DME e live de zumba, comandada pela professora Rosa Maria.

Publicidade