Campo de provas da Ford em Tatuí­ obtém prêmio referência





O campo de provas da Ford em Tatuí, um dos nove mantidos pela montadora em todo o mundo, obteve reconhecimento como referência mundial em segurança, saúde e meio ambiente. A unidade recebeu o prêmio “President’s Health & Safety Awards”, conforme anunciado pela empresa.

Segundo a companhia, a premiação avalia o desempenho de todas as instalações da empresa no mundo. O campo de provas local recebeu o prêmio pelas inovações nas áreas de escape da pista de testes e por zerar os acidentes nos últimos três anos.

“Conquistar o prêmio ‘President’s Health & Safety Awards’ é motivo de orgulho para todo o time do campo de provas. Aprendemos durante todo o processo que devemos estar sempre atentos à definição correta dos conceitos, o respeito ao conhecimento e não ceder às dificuldades”, disse por meio de nota o gerente do campo de provas da Ford no município, Fabio Lang.

Conforme a montadora, após um estudo realizado na pista de testes, a Ford observou “possibilidades de melhorias em áreas de escape para dar mais proteção e segurança aos pilotos e empregados que executam atividades no local”.

A partir do resultado, a empresa realizou serviços de terraplenagem que ampliaram a área de escape na bifurcação das pistas de alta e baixa velocidade. O local recebeu, ainda, novas barras de segurança (chamadas também de “guard rails”).

Outra intervenção foi feita na pista de terra, conhecida como “labirinto”. Para corrigir desníveis acentuados nas laterais das curvas, a equipe criou áreas de escape nas curvas, ajustou a inclinação, implantou barras de segurança e eliminou irregularidades.

O campo de provas também zerou casos de acidentes de trabalho entre 2013 e 2015. “Receber este prêmio em uma atividade de 24 horas de testes em diferentes tipos de pistas é muito gratificante. Isso só foi possível graças a um amplo trabalho de monitoramento e iniciativas que visam aprimorar preventivamente a segurança”, comentou Lang.

A unidade de testes realiza várias iniciativas de variada complexidade no dia a dia. São avaliações que exigem “extrema eficiência para a segurança dos empregados e visitantes”.

“Nossas melhorias incluem, também, reformas de calçadas e pintura de faixas de pedestres, além de ações educacionais, ambientais e de incentivos. Uma delas, por exemplo, é uma ação que fazemos com os filhos dos empregados por intermédio de desenhos sobre como eles veem a segurança. Expomos essas imagens em outdoors para ajudar na conscientização de todos”, ressaltou.

Paralelamente, a unidade também realiza ações ambientais para o bem-estar dos empregados, como a recém-inaugurada área de convivência, chamada de bangalô.

Construído próximo ao prédio da engenharia, o projeto recicla paletes de madeira que protegem peças e equipamentos que chegam ao campo de provas e o material, antes coletado e com destino ambiental correto, é agora transformado em bancos.

Pioneiro e moderno

Considerado um dos mais modernos do mundo, o campo de provas da Ford de Tatuí funciona desde 1978 com instalações completas para o desenvolvimento e teste de automóveis, utilitários e caminhões. Sua área de 4,66 milhões de metros quadrados inclui instalações administrativas, laboratórios, oficinas para a construção e montagem de protótipos, testes especiais e mais de 50 quilômetros de pistas.

Pioneiro na América do Sul, realiza milhões de quilômetros de testes por ano para garantir a segurança, conforto, estabilidade e qualidade dos veículos Ford.

A estrutura engloba engenharias específicas para o desenvolvimento de carros e caminhões, além de uma engenharia experimental de motores. É equipado para a realização de testes de desempenho e consumo de combustível, freios, penetração de água e poeira, câmara fria e cabines de névoa salina.

Também possibilita realização de ensaios sobre arrefecimento, nível sonoro interno e externo, emissões, evaporação, durabilidade, construção de protótipos, dinâmica veicular, calibração e desenvolvimento de motores, entre outros.

As pistas de testes simulam as diferentes condições de ruas e estradas da América do Sul, rampas com diferentes ângulos de inclinação e estradas de terra dos mais diferentes tipos. O campo de provas tem, ainda, uma pista “off Road”, especial para a avaliação de veículos com tração 4×4, com ondulações variadas.