Campeonato Regional de Basquete recebe inscrições de equipes até sexta





A LDP (Liga Desportiva Paulista) recebe até esta sexta-feira, 17, as inscrições para o Campeonato Regional de Basquete. Neste ano, o evento desportivo é aberto para equipes em até nove categorias. Os jogos acontecem em Sorocaba, com previsão de início a partir do próximo dia 1º de março.

Em sua 10a edição, o torneio recebe inscrições por meio de telefone e de endereço eletrônico. Podem se “matricular” na competição, equipes nas categorias masculina e feminina “sub-12”, “sub-13”, “sub-14”, “sub-15”, “sub-17”, “sub-019”, “sub-22”, “livre” (nascidos em 2000) e “+35” (maiores de 35 anos).

Os representantes das agremiações devem se inscrever pelo e-mail contato@ligadp.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3418-1461 e 99755-2548. O número de equipes participantes é limitado.

Após o período de matrículas das equipes, a LDP realizará, no mesmo dia do encerramento das inscrições, o congresso técnico. O encontro com dirigentes estava agendado, inicialmente, para o dia 20, mas foi realocado, segundo a organização.

Para o evento, serão convidados representantes das equipes. Eles discutiram, com a organização, a respeito do regulamento do campeonato de basquetebol.

Previsto para começar em março, o evento se estende pelo ano todo e tem final em dezembro. A disputa é realizada com apoio da FPB (Federação Paulista de Basketball).

Tradicionalmente, Tatuí envia representantes para a competição regional. No ano passado, quinteto formado por atletas da Associação Atlética XI de Agosto, AABT (Associação dos Amigos do Basquete de Tatuí) e Prefeitura sagraram-se vice-campeões.

O combinado disputou contra o Pró-Esporte, de Sorocaba, a finalíssima da competição. A partida decisiva realizada em dezembro foi considerada equilibrada.

Apesar disso, o quinteto local não levou o “título máximo”. Depois de repetirem o desempenho na fase classificatória, quando praticamente lideraram a temporada, os tatuianos não conseguiram superar os adversários. Perderam por muito pouco, pela diferença de um ponto contra os sorocabanos.

Conforme informado pela Liga, o XI de o Pró-Esporte tinham campanhas bem distintas. A seleção tatuiana terminou a fase classificatória com a melhor campanha dentre as equipes na categoria livre. Registrou 13 vitórias em 16 jogos. Já o time de Sorocaba quase não conseguiu se classificar para os playoffs.

O time veio de uma campanha irregular, tanto que, em 16 jogos conseguiu vencer apenas dez. Só não ficou de fora por ter sido “ajudado” pela desclassificação de Mairinque. Os sorocabanos também devem à classificação e, praticamente, o título às campanhas das equipes de Avaré e Itapetininga.

Os três times chegaram empatados em número de pontos na final da fase de classificação. Como o desempate por critérios do regulamento, Avaré deixou a disputa.

Já os itapetininganos se despediram depois de perderem por duas vezes para os tatuianos. A seleção local venceu Itapetininga por 74 a 62 e por 80 a 72 pontos.

O Pró-Esporte teve de “resolver” a classificação em três partidas contra Campo Limpo. A equipe venceu a primeira disputa por 80 a 63, perdeu a segunda, por 76 a 72 e venceu a terceira por 72 a 63. Na final, bateu os tatuianos.

Além da livre, Tatuí esteve representada na competição pelas equipes das categorias sub-15 e sub-17. Essas duas não conseguiram classificação para os playoffs.