Campanha de vacinação contra a raiva tem nova etapa neste sábado





Tem início neste sábado, 23, nova etapa da Campanha de Vacinação Contra a Raiva. Segundo informou a assessoria de comunicação da Prefeitura, a ação já passou por 32 bairros da zona rural, nos quais o setor de zoonoses vacinou 2.500 cães e gatos e promoveu censo da população animal.

A meta da campanha deste ano é de imunizar 80% do total da população de cães e gatos. De acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Estado da Saúde estima que existam, no município, 27.023 cães e 4.500 gatos.

Para atingir o percentual, a Prefeitura “montou estratégia que envolverá postos fixos e vacinação casa a casa”. Na zona urbana, a imunização acontece em dois sábados. Neste dia 23 e no próximo dia 30, haverá mutirões em espaços públicos nos “bairros de maior concentração populacional”.

As doses serão aplicadas das 8h às 16h em animais com mais de quatro meses de idade. Segundo a Prefeitura, os cães e gatos também devem estar em “perfeito estado de saúde e sem consumir antibióticos ou anti-inflamatórios”.

É recomendado que os cães levados aos postos de vacinação usem coleiras e guias. “Animais bravos e agressivos, como cães da raça pitbull, rottweiler e fila, por exemplo, terão que usar focinheiras. Já os gatos devem ser levados, preferencialmente, em caixas de transporte ou gaiolas bem seguras”, citou a assessoria de comunicação do Executivo.

A Prefeitura também informou que “somente maiores de 18 anos poderão se responsabilizar pelos animais vacinados”. “As vacinas são de excelente qualidade, que podem ser encontradas, inclusive, em consultórios particulares”, disse a coordenadora do setor de zoonoses, Maria Rúbia Fornazari.

De acordo com ela, todos os proprietários de cães e gatos devem participar da campanha. “Trata-se de uma maneira eficaz de combater essa doença que traz prejuízos aos animais e também às pessoas”, argumentou.

“A raiva é uma doença transmissível tanto de animal para animal quanto de animal para o ser humano. Ela é caracterizada pelo contágio direto, ou seja, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados”, ressaltou o setor.

Neste sábado, as doses serão aplicadas em cães e gatos nas Emefs (escolas municipais de ensino fundamental) “Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, na vila Angélica; “Yolanda de Castro Del Fiol”, São Cristóvão; “José Tomás Borges”, Santa Cruz; “Maria Conceição de Oliveira Marcondes”, Valinho; e no Cepem (Centro de Educação Pré-Escolar Municipal) “Iramaia de Melo Sá”.

Os pontos de vacinação deste dia 23 incluem, ainda, as escolas estaduais “Semíramis Turelli Azevedo”, no Jardim Tóquio, “Ary de Almeida Sinisgalli”, na vila Esperança; “Chico Pereira”, no centro; “José Celso de Mello”, no bairro CDHU; e “Fernando Guedes de Moraes”, no Jardim Lucila.

Já no dia 30, a aplicação será no Jardim Santa Rita de Cássia (posto de atendimento comunitário e Emef “Magaly Azambuja de Toledo”); Rosa Garcia 1 (unidade de saúde “Medardo Costa Neves”); Rosa Garcia 2 (Cepem “Cyro Rodrigues Alves”); e Boqueirão (Escola Estadual “Altina Maynardes de Araújo”).

Na vila Dr. Laurindo, a vacinação acontecerá na garagem da frota municipal e sede da GCM (Guarda Civil Municipal); na vila São Lázaro, as doses serão aplicadas no Cepem “Eny Vanni de Campos”; no centro, elas estarão disponíveis na avenida Cônego João Clímaco de Camargo (Projeto Melhor Idade). Também haverá vacinação no quartel do Corpo de Bombeiros.

As aplicações de casa em casa acontecem desde o dia 18, nos bairros Inocoop, Jardim Saba, Andrea Ville, Jardim São João, Jardim Mantovani, Residencial Donato Flores, Jardim Thomas Guedes, Jardim Primavera, Vale da Lua, vila Santa Luzia, Jardim Primavera, Jardim América, São Conrado e Jardins de Tatuí.

Os agentes que atuam no setor de zoonoses também estão percorrendo residências situadas no Senna Ville, Jardins Europa, Perdizes, Gonzaga e Aeroporto, vila Cesp, Jardim Paulista, Colina Verde, Bela Vista e Residencial Astória.

Além da campanha, a Prefeitura informou que está desenvolvendo “trabalho especial de divulgação de informações sobre a raiva e a maneira adequada de combater a doença”. A iniciativa une as secretarias da Saúde e de Educação, Cultura e Turismo.

Conforme o setor de comunicação do Executivo, todos os alunos da rede pública municipal de ensino estão tendo aulas especiais sobre os dois assuntos. Eles também recebem um panfleto “diferenciado”, em formato de máscara, com ilustrações de um cachorro e uma gata. O material foi desenvolvido pelo Departamento Municipal de Comunicação e Gestão Estratégica para servir de apoio pedagógico.

“A ideia é que as próprias crianças atuem como multiplicadoras da campanha, sensibilizando pais e familiares em suas residências”, informou o departamento.

A Prefeitura anunciou, também, que realizará pregão presencial nesta segunda-feira, 25. O objetivo é a contratação de empresa especializada em esterilização de animais.

Segundo a previsão do Executivo, 3.500 castrações de cães e gatos serão realizadas no período de um ano, sendo mil destinadas aos machos e 2.500, às fêmeas.

O setor de comunicação informou, também, que, “só neste primeiro ano da nova gestão, houve a esterilização de 177 animais”. Os procedimentos ficaram a cargo de profissionais da própria rede, que formam a Divisão do Bem-Estar Animal.

Em nota enviada à imprensa, o veterinário e diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Máximo Machado Lourenço, destacou investimentos realizados no canil do Centro de Controle de Zoonoses, mantido pela Prefeitura.

Segundo ele, o Executivo aprimorou “os cuidados com os 47 cães que recebem alimentação e tratamento especializado diariamente”. “Hoje, os animais são tratados com ração ‘premium’, de excelente qualidade”, afirmou o diretor.

“Tivemos, ainda, melhorias na limpeza, ações de esterilização, campanhas de doação, além da vacinação polivalente, a chamada V10, que protege contra doenças como cinomose, parvovirose, leptospirose, adenovirose e hepatite”, encerrou.