Campanha de vacina contra a H1N1 tem iní­cio neste sábado





A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 30 de abril, o início da vacinação regular contra a gripe. Um plantão especial será montado na Praça da Matriz. Lá, haverá um mutirão de imunização, no período das 9h às 13h.

Ao todo, cem profissionais estarão envolvidos na mobilização. A campanha também acontecerá em todos os postos de saúde, na zona urbana e rural, das 8h às 17h.

A vacinação é gratuita e neste caso é destinada exclusivamente ao grupo de risco, considerado prioritário pelas autoridades sanitárias: idosos com idade acima dos 60 anos; gestantes e crianças, entre os seis meses até cinco anos; mulheres que deram a luz a menos de 45 dias; profissionais da área da saúde; e doentes crônicos.

A vacina seguirá disponível em todas as unidades básicas de saúde, da zona urbana das 8h às 16h e nas unidades básicas de saúde dos bairros Enxovia e Mirandas, na zona rural, das 8h às 13h, até o dia 20 de maio. Para receber as doses será necessária a apresentação da carteira de vacinação e documento de identidade.

Segundo informou a enfermeira da VE (Vigilância Epidemiológica), Elis Diniz, por meio da assessoria de comunicação, a imunização contra a gripe é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da doença, a exemplo de pneumonias.

“Esse ano, a doença chegou mais cedo em nosso país, e, por isso, é muito importante que as pessoas do grupo prioritário se imunizem já no inicio da campanha. Vale lembrar que lavar as mãos frequentemente, colocar as mãos ao tossir ou espirrar, evitar ficar em locais com muitas pessoas, não compartilhar talheres, pratos e copos são alguma dicas para evitar a doença”, argumentou.

A meta da campanha é vacinar 80% da população alvo da campanha. “É importante que a população não deixe para os últimos dias para se imunizar já que a vacina tem uma janela imunológica de 15 dias”, explicou o secretário municipal de Saúde, Umberto Fanganiello Filho, Tuta, também via assessoria.

A gripe ou influenza é uma doença viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada, ao falar, tossir ou espirrar. A doença pode causar complicações bacterianas que podem ser mortais em alguns casos.

Em Tatuí, além da campanha, o município promoveu ação antecipada. Em abril, disponibilizou 6.000 doses de vacinas diretamente nas unidades básicas de saúde.

Doses extras

Ainda seguem disponíveis nos postos de saúde cerca de 2.000 doses extras, que estavam disponíveis nos estoques do município. A imunização nesse caso é destinada à população em geral e não atende grupo de risco, mas que quer ficar livre da doença.