Campanha ‘chama a atenção’ para o uso indiscriminado de medicamento

    Unidades de Saúde promovem palestras e orientações até este dia 10

    465
    Pesquisa recente mostra que a automedicação é hábito comum a 77% dos brasileiros (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    EleService institucional
    Siltec
    Anglo
    Alessandra Bonilha, dra

    A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na terça-feira, 7, à primeira Semana do Uso Racional de Medicamentos. Até sexta-feira, 10, unidades básicas de saúde receberão palestras e orientações sobre o tema.

    Em várias UBSs acontecem palestras para alertar que a automedicação traz riscos à saúde. As atividades tiveram inicio na terça-feira, às 8h, na (ESF) Estratégia Saúde da Família do Jardim Gonzaga, com palestra sobre o tema “Uso Racional de Medicamentos”, com ênfase em hipertensos e diabéticos.

    O mesmo tema foi abordado às 10h, na unidade ESF da vila Angélica. Já na parte da tarde, na ESF “André Batista”, da vila Santa Luzia, o tema abordado foi “A Importância do Sulfato Ferroso e do Ácido Fólico na Gestação e na Amamentação”.

    Nesta quarta-feira, 8, na ESF “Dr. Medardo Costa Neves” será explicado sobre armazenamento, uso e descarte racional de medicamentos, no Jardim Rosa Garcia, às 8h30. O mesmo tema será abordado às 10h na UBS e Pronto Atendimento “Enfermeiro Antônio Rodrigues”, na vila Esperança.

    Já no último dia da campanha, sexta-feira, 10, o uso racional de medicamentos será abordado, às 10h, na ESF do Jardim Santa Rita de Cássia e no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II). As ações da semana serão finalizadas às 13h, na ESF do Jardim Tóquio.

    Publicidade
    Anglo
    EleService institucional
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra

    A ação faz parte da campanha do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado em 5 de maio, e é a primeira realizada no município após a aprovação da lei Nº 5.297, de 1º de outubro de 2018, de autoria do vereador Antonio Marcos de Abreu (PR), que institui em Tatuí a “Semana Municipal do Uso Racional de Medicamentos”.

    A “Semana” passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Tatuí desde a aprovação do projeto de lei, em outubro do ano passado. As atividades devem ser realizadas anualmente, sempre na primeira semana do mês de maio.

    De acordo com a farmacêutica Karoline Bienemann Barbosa, coordenadora da Assistência Farmacêutica, da Secretaria de Saúde, o objetivo é ressaltar a importância do uso consciente de medicamentos e os riscos da automedicação, apontados pelo Ministério da Saúde como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação.

    “Durante esses quatro dias, todas as unidades foram convidadas a efetivar alguma ação de conscientização para a população, sendo por cartazes, panfletos ou palestras. Em algumas unidades, teremos palestras que devem abordar desde interação medicamentosa até o risco da automedicação”, ressaltou.

    Para a farmacêutica, as discussões em torno do tema ainda reforçam a importância de utilizar os medicamentos corretamente e fazer o descarte adequado, alertando que a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte.

    “As pessoas acham que administrar uma medicação por conta própria não é nada, mas é necessário explicar que todo medicamento tem efeito colateral e riscos para a saúde do paciente. Nosso objetivo é informar a população sobre os perigos desta prática”, destacou.

    Os números sobre o tema impressionam. Uma pesquisa recente publicada pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio do Instituto Datafolha, constatou que a automedicação é um hábito comum a 77% dos brasileiros.

    “Eu percebo que muitas pessoas acreditam que para qualquer dor é necessário tomar algum tipo de medicamento e acabam se esquecendo dos efeitos colaterais que ele pode causar, além dos riscos que traz para a saúde. Então, o foco da campanha deste ano é a automedicação, as interações de medicamentosas e a conscientização pelo uso racional”, concluiu.

    Publicidade
    Anglo
    Siltec
    EleService institucional
    Alessandra Bonilha, dra