Camerata de Violões reunirá principais obras de Nazareth

Apresentação do grupo será coordenado pelo professor Edson Lopes (foto: AI Conservatório)

Uma suíte formada por três das principais obras do compositor e pianista carioca Ernesto Nazareth está entre os destaques do próximo concerto da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí. A apresentação do grupo coordenado por Edson Lopes será neste domingo, 24, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”. Os ingressos custam R$ 12 e a meia-entrada fica por R$ 6.

A suíte dedicada a Ernesto Nazareth reúne as obras “Ameno Resedá” (choro), “Celestial” (valsa) e “Batuque”, com arranjos de Lopes. A série marcará o encerramento do concerto e evidenciará a presença da música popular no repertório da Camerata de Violões.

“O programa do conjunto normalmente tem a intenção de unir o clássico com o popular e não vai ser diferente nesse dia”, comentou o coordenador do grupo.

Já a música clássica caracteriza a peça de abertura do concerto: Canção sem Palavras, Op. 19b, Nº 1”, de Felix Mendelssohn e arranjo de Lopes. Ela será executada por Carlos Eduardo de Souza Barbosa, Daniel Rodolfo Silva dos Santos, Karina Bertrameli de Azevedo, Rafael Vieira Santos e Victor Henrique Anastácio.

Outra atração da noite é o “Concerto em Lá Maior, Op. 8”, do italiano Ferdinando Carulli. Originalmente, a obra é para violão solo e orquestra de cordas. Mas, a partir de um arranjo inédito, também assinado por Lopes, ela será executada por um quinteto de violonistas: o professor Ricardo Grion e os alunos Daniel Rodolfo Silva dos Santos, Karina Bertrameli de Azevedo, Rafael Vieira Santos e Victor Henrique Anastácio.

“A nossa ideia foi adaptar o solo para todos os alunos e, enquanto um está fazendo esse solo, os demais fazem a parte da orquestra”, explicou o arranjador.

Entre a abertura com Felix Mendelssohn e o encerramento com Ernesto Nazareth, a Camerata de Violões apresentará “Córdoba” (da suíte “Cantos de Espanha”, Op. 232), do espanhol Isaac Albéniz; “Introdução e Fandango”, do italiano Luigi Boccherini; e “Intermezzo” (da Ópera “Goyescas”), do espanhol Enrique Granados.

O compositor norte-americano Scott Joplin tem três obras no programa: “The Glove”, “Maple Leaf Rag” e “Rag-Time Dance”. Do mexicano Manuel Ponce, será apresentada a obra “Tres Canciones Populares Mexicanas” e, do brasileiro Cesar Guerra-Peixe, a composição denominada “Mourão”.

Além do coordenador, o repertório conta com transcrições de Orlando Fraga e arranjos de Jair de Paula. Completam a lista de integrantes da Camerata de Violões o professor Adriano Paes e a aluna Thaysa Cândido da Silva.