Camerata de Violões do CDMCC faz concerto na noite desta quarta-feira

Grupo apresenta obras da música clássica e da música brasileira no “PF”

201
Grupo é tido como “a representante máxima da excelência no ensino de violão clássico” (foto: AI Conservatório)
Publicidade

O palco do teatro “Procópio Ferreira” recebe nesta quarta-feira, 18, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação do professor e violonista Edson Lopes.

O concerto será às 20h, com obras da música clássica e da música brasileira. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados na bilheteria do teatro.

O programa começa com “Canção Sem Palavras, op 19, nº 1”, do compositor alemão Felix Mendelssohn, interpretada pelos violonistas Edson Lopes, Adriano Paes, Rafael Vieira e Ricardo Grion.

Em seguida, a Camerata de Violões apresentará “Sechs Kleine Duette No. 2, Op. 34” (Ferdinando Carulli), “I Am Willing Lord” (Kurt Kaiser), “Canta, Canta Mais” (Tom Jobim), “Serenata para Dilermando Reis” (Geraldo Ribeiro), “Estampas nº 1, 2 e 8” (Federico Moreno Torroba), “El Vito” (José de Azpiazu) e “Malagueña” (Ernesto Lecuona), com solo de Pedro Floriano Camargo Santos.

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é apontada pela escola como “a representante máxima da excelência no ensino de violão clássico da instituição”. Formada em 1996, une professores-monitores e alunos bolsistas dos últimos anos do curso e tem por objetivo fornecer “alto aperfeiçoamento artístico” aos estudantes.

Publicidade

O primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo foi o projeto “Garoto”, que pretendia difundir as obras desse compositor brasileiro, precursor da bossa nova.

Em 1998, o grupo iniciou um projeto de pesquisa e divulgação de compositores e obras brasileiras para o universo violonístico. Esses projetos culminaram, no ano 2000, com o lançamento do CD “Vê Se Te Agrada”.

A partir do ano de 2001, passou também a receber solistas convidados – violoncelo, coro, clarinete, entre outros –, desenvolvendo repertório especialmente adaptado, transcrito ou arranjado, a fim de enriquecer a experiência do grupo. A iniciativa foi registrada, em 2006, no CD “Convida”, no qual o violão figura ao lado de variados instrumentos.

Nesta semana, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí sobe ao palco com os professores Adriano Paes, Edson Lopes e Ricardo Grion, além dos alunos Alexandre Antônio Hartung Junior, Fernando Thiago da Silva, Igor Henrique Oliveira Nogueira, Pedro Floriano Camargo Santos e Rafael Vieira Santos. Participação especial do violonista convidado Francisco Vidal.

Publicidade