Camerata de Violões apresentará concerto em ‘formações variadas’

Grupo coordenado por Edson Lopes sobe ao palco de teatro no dia 4

293
Apresentação da Camerata de Violões acontece na próxima quinta-feira, a partir das 20h, no Procópio Ferreira
Publicidade

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí realiza concerto com diferentes formações na próxima quinta-feira, 4 de maio. O conjunto coordenado por Edson Lopes abrirá os trabalhos com um duo de violonistas, seguindo com um trio e um quarteto e encerrando com a formação completa. A apresentação acontece às 20h no teatro “Procópio Ferreira”.

Conforme o coordenador, essa será uma experiência inédita para a Camerata de Violões. “A ideia é começar com o duo e ir preenchendo o palco ao longo da apresentação. Acredito que será algo bem interessante em termos de performance”, comentou Lopes em nota enviada à imprensa pela instituição.

A abertura do concerto estará a cargo do Brasilis Guitar Duo, formado pelo próprio coordenador da Camerata e por Guilherme Sparrapan, também integrante. O duo criado em 2016 apresentará uma obra de Johann Sebastian Bach: “Tocata e Fuga em ré menor, BWV 565”, com arranjos do coordenador.

A formação seguinte será com o Trio Edrion, integrado pelos músicos Adriano Paes, Edson Lopes e Ricardo Grion. Eles tocarão “Tres Canciones Populares Mexicanas”, de Manuel Ponce e com arranjo do coordenador da camerata.

No quarteto, o violonista Guilherme Sparrapan se junta ao trio para tocar “Desprezado”, obra de Pixinguinha com arranjos de Ricardo Grion; e “La Vida Breve”, de Manuel de Falla e que tem arranjos do coordenador do grupo musical.

Publicidade

Na segunda parte do concerto, com a formação completa, a Camerata de Violões tocará “Concerto em ré maior”, de Antonio Vivaldi, com arranjos de Lopes. A obra tem três movimentos e em cada um haverá um solista: Carlos Eduardo de Souza Barbosa (Allegro); Karina Bertrameli de Azevedo (Largo); e Rafael Vieira Santos (Allegro).

As últimas obras do concerto serão todas de Pixinguinha: o choro “Passa Tempo”; “Lamentos” (arranjos de Jair Teodoro de Paula); e a polca “O gato e o canário”.

O evento tem entrada a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada) e que pode ser retirada na bilheteria do teatro. O endereço é a rua São Bento, 415, no centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3205-8464.

Publicidade