Busca junto ao Acessa SP é maior por impressão de CV’s





“As pessoas buscam o Acessa São Paulo para imprimirem e formatar o currículo, segunda via de boleto e de impostos, além de outros serviços que são prestados no posto”.

Esse é o diagnóstico feito pelo diretor do Departamento Municipal de Indústria, Marcos Bueno, a pedido de O Progresso, a respeito do funcionamento do programa em Tatuí. A cidade conta com três pontos (dois sob responsabilidade da administração) e um terceiro junto ao Poupatempo.

A mais nova unidade do município, implantada no Jardim Santa Rita de Cássia, é a que registra “maior procura”, quando da comparação por aumento de público. O Acessa São Paulo é um programa que leva a internet e as facilidades da rede mundial de computadores à população de baixa renda.

No Santa Rita, ele funcionará em novo endereço. A partir da próxima quarta-feira, 30, o programa ocupará uma parte da nova sede do Cras Sul (Centro de Referência de Assistência Social), que está localizada na rua Osmil Martins, 305.

Até o mês passado, o imóvel era ocupado pelo Cosc (Centro de Orientação e Serviço à Comunidade). O novo local escolhido pela Prefeitura fica a dois quarteirões do endereço antigo, situado em uma propriedade alugada pelo Executivo.

Conforme Bueno, os computadores já foram instalados na nova sala, entretanto, aguardam a transferência da internet para serem liberados para uso. A unidade abrange uma população estimada de 12 mil pessoas. Ela responde, atualmente, por 30% dos atendimentos dos dois postos do programa administrados pelo município. O terceiro posto é gerido pelo Estado.

Bueno informou que os dois postos do Acessa administrados pelo município atendem entre 1.700 e 2.000 pessoas por mês, com procura maior por conta da situação econômica do país. Segundo ele, o público é dividido igualmente entre homens e mulheres. A maior parte é formada por usuários com idade entre 18 e 35 anos.

No programa, ainda é possível fazer cursos online oferecidos pelo governo estadual, através da Escola do Futuro da USP (Universidade de São Paulo).

O Acessa do Santa Rita tem disponíveis 11 computadores, 9 deles para acesso da população. Na unidade da região central, dentro do Centro Cultural, são 22 computadores.

Segundo o diretor, o movimento aumentou 60% nos últimos oito meses, em parte devido à necessidade das pessoas procurarem trabalho e imprimirem currículos.

Os usuários têm 30 minutos para usarem os computadores. No primeiro acesso é necessária a realização de cadastro, com o RG. Menores de 18 anos devem fazer as inscrições acompanhadas pelos pais. O uso dos computadores é totalmente livre.