‘BRF’ reforça medidas de proteção para a prevenção à Covid-19

Foto: Ketut Subiyanto no Pexels
Da redação

A BRF – conhecida como uma das maiores companhias de alimentos do mundo -, que tem unidade em Tatuí, reforçou as medidas de proteção já adotadas como prevenção ao novo coronavírus.

Conforme a assessoria de comunicação da empresa, desde o início da pandemia, para garantir a segurança e a proteção de toda a cadeia do alimento, que vai do campo até a mesa do consumidor, a empresa intensificou a testagem ativa e a medição da temperatura dos funcionários.

A testagem agora ocorre em todas as plantas do país, e os procedimentos de medição de temperatura são feitos em diversos momentos durante o dia.

Para apoiar as ações nas unidades, a BRF conta com a consultoria do infectologista Esper Kallas e do Hospital Israelita Albert Einstein – referência no Brasil no estudo e no tratamento dos casos de Covid-19.

A instituição atua tanto no desenvolvimento de estratégias de saúde, com foco em conter a disseminação do vírus entre os colaboradores, como por meio da adoção de protocolos e na coordenação da testagem.

A aferição de temperatura é outra ação da companhia, uma vez que o estado febril é um dos sintomas do novo coronavírus. Os funcionários estão sendo orientados a medir a temperatura antes de sair de casa e, no caso de alteração, a empresa deve ser avisada.

A tomada de temperatura ainda é realizada antes de os funcionários entrarem nos veículos fretados que os levam até as fábricas, que já circulam com metade da capacidade, possibilitando o afastamento social entre os passageiros.

De acordo com a assessoria, essas ações somam-se às medidas que já estavam sendo adotadas pela companhia, como o afastamento de profissionais de grupos de risco; aumento da frota de transporte, para garantir ocupação máxima de 50%; restrição de acesso às unidades; medição de temperatura nos acessos para entrada de todas as unidades; e higienização das instalações.

A companhia ainda garante o uso de divisória de acrílico ou distanciamento mínimo de um metro e meio na linha de produção e nas áreas comuns, uso de EPIs, uso de máscaras por todas as pessoas em todas as áreas, busca ativa e acompanhamento de casos suspeitos, incluindo familiares, maior número de profissionais de saúde treinados nas unidades, vacinação contra gripe e atendimento médico 24 horas sete dias por semana.

“Além disso, a empresa compartilha essas orientações com integrados e fornecedores”, completa a assessoria.

Conforme salientado em nota, a BRF trabalha de forma colaborativa com as autoridades locais “para garantir a saúde, a integridade e a segurança de todas as pessoas envolvidas em seu contexto operacional, a sustentabilidade de sua cadeia produtiva e a manutenção do abastecimento de alimentos para a população”.

“Com base nessa premissa, em abril, a companhia assinou um compromisso junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT), em nível nacional, que formaliza práticas de proteção aos colaboradores que já vinham sendo adotadas pela BRF, de forma transparente, desde o início da pandemia”.

A empresa conta ainda com uma consultoria global especializada em gestão de riscos e, com esse suporte instituiu um centro de inteligência, que, entre outras funções, possibilita estar em contato com companhias em outros países, como China, Estados Unidos e Itália, para aprender com a experiência desses países e aplicar melhores práticas, acompanhando, em tempo real, o que vem acontecendo na Ásia, Europa e América.