‘Basquete Tatuí’ busca vaga em decisão

Equipe realiza duas partidas do Campeonato Paulista no CIE neste final de semana

174
Publicidade
Da reportagem

A caminhada do XI de Agosto/AABT/Tatuí em busca do título do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão – 2020 começa neste final de semana. O time profissional tatuiano precisa ficar entre as duas melhores equipes para garantir vaga na decisão da competição.

O recém-inaugurado CIE (Centro de Iniciação ao Esporte) “José Edson Leal Leite (Éde)” sedia o torneio de acesso ao Campeonato Estadual da Divisão Especial Série A-1 Masculino 2021 (ambos são promovidos pela Federação Paulista de Basketball), entre esta sexta-feira e domingo, 20 e 22.

O “Basquete Tatuí” participa da segunda competição da temporada 2020, contra os times Assis Basket e o FR/Semelp Pindamonhangaba. A abertura da competição aconteceria no Ginásio Poliesportivo “Pedro Paulo Silva (Paulo Vagalume)” na noite desta sexta-feira, 20, às 20h (após o fechamento desta edição, às 17h), com o confronto entre Basquete Tatuí e Assis Basket.

Neste sábado, às 16h, Assis Basket volta ao ginásio do CIE, para enfrentar o FR/Semelp Pindamonhangaba. Basquete Tatuí e FR/Semelp Pindamonhangaba fazem a última partida da competição na manhã deste domingo, 22, às 11h.

De acordo com o regulamento, as duas equipes que somarem mais pontos nos dois jogos se garantem na decisão do Campeonato Paulista, prevista para o dia 5 de dezembro, um sábado. A final será disputada com o mando da agremiação que tiver o melhor aproveitamento neste final de semana.

Publicidade

Desta forma, o ginásio do CIE só será o palco da decisão caso o Basquete Tatuí seja a equipe com o maior número de pontos nesta sexta-feira e domingo. Se o representante tatuiano tiver o segundo melhor aproveitamento, terá de disputar a final em Assis ou Pindamonhangaba.

Visando à disputa da competição estadual, o Basquete Tatuí retornou aos treinamentos no dia 26 de outubro, uma segunda-feira, seguindo os mesmos protocolos de segurança adotados na preparação para a disputa da “Final Four” da Copa São Paulo Adulta Masculina – 2020, há cerca de dois meses.

Na manhã de quarta-feira, 18, os jogadores e a comissão técnica foram submetidos a mais uma testagem para detecção da Covid-19. De acordo com o treinador da equipe tatuiana, Julio Malfi, os protocolos continuam sendo seguidos à risca, conforme recomendações das secretarias estadual e municipal de saúde, a partir do Plano São Paulo.

“Mais uma vez, agradecemos os esforços e apoio da prefeitura, em especial das secretarias municipais do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude e a da Saúde, que nos têm dado todo o suporte necessário para treinarmos e nos prepararmos da melhor maneira possível”, frisou Malfi.

“Saber que todos os jogadores estão saudáveis, sem testes positivos para o coronavírus, nos dá ainda mais segurança e força para seguirmos trabalhando”, completou o treinador.

Ele conta ter diminuído a carga de treinamentos dos atletas, realizando-os em dois períodos. Além de treinos físicos em uma academia local (patrocinadora da equipe profissional), no período da manhã,os jogadores aprimoram aparte técnica na Associação Atlética XI de Agosto e no ginásio do CIE, à tarde.

Anteriormente, para a Copa São Paulo, devido os atletas estarem retornando após meses de paralisação causada pela pandemia, os treinamentos eram realizados em três períodos. “Agora, nós trabalhamos manhã e tarde. Da melhor maneira possível, estamos nos preparando para essa competição”, complementou Malfi.

Conforme o treinador, “a expectativa do elenco e da comissão técnica é de desenvolver o melhor trabalho possível”. Ele reconhece que,“após a sociedade passar por momentos tão difíceis, devido à pandemia, é uma grande vitória poder voltar a falar de esporte”.

“É possível realizar o esporte com responsabilidade e qualidade dentro dos parâmetros definidos por órgãos de saúde”, garantiu.

Malfi destaca que, dentro de uma competição, o objetivo é sempre vencer. “Nosso objetivo neste Campeonato Paulista é de que possamos dar uma alegria ao povo de Tatuí, tendo uma equipe campeã”, ressaltou.

“Queremos chegar em uma grande final no dia 5 de dezembro para conquistarmos o título e garantirmos o acesso ao Campeonato Paulista Especial, o campeonato mais competitivo em termos de basquetebol do nosso país”, concluiu Malfi.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome