Da redação
Visando a disputa da “Final Four” da Copa São Paulo Adulta Masculina – 2020, no último final de semana deste mês, o XI de Agosto/AABT/Tatuí retomou, na tarde de segunda-feira, 31 de agosto, os treinamentos presenciais.
Seguindo exemplo da NBA (National Basketball Association, a liga norte-americana de basquete) e da Liga ACB (Asociación de Clubes de Baloncesto, a liga espanhola de basquete), a equipe profissional criou uma “bolha” para preservar a integridade física dos atletas, comissão técnica e outros integrantes, diante do novo coronavírus.
Para possibilitar o retorno aos treinos e jogos, a NBA isolou os jogadores dentro de uma bolha no Walt Disney World Resort, em Orlando, na Flórida (EUA).
Cerca de 370 jogadores, de 22 equipes que disputam a liga norte-americana, estão distribuídos em três hotéis do complexo de resorts da Disney.
Paralisada desde março, devido à pandemia, os jogos restantes da temporada 2019-2020 da NBA foram retomados, em três ginásios, no dia 30 de julho, com previsão de encerramento no dia 13 de outubro. Contando o período de treinos antes do retorno das partidas, os atletas dos times finalistas poderão ficar confinados por quase cem dias.
De acordo com o assistente do time profissional e técnico das equipes de base de Tatuí, Filipe Ariel, o Crânio, os protocolos implantados nas duas principais ligas da modalidade, para evitar o contágio da Covid-19, tiveram de ser readequados à realidade da equipe profissional tatuiana.
“Pensamos muito na segurança dos integrantes do time, sobre como poderíamos fazer algo seguro. Adotamos os modelos que foram usados no mundo e tentamos trazer o máximo possível, adaptados à nossa realidade pós-pandemia”, afirmou Crânio.
O profissional informa que cerca de 15 pessoas, entre comissão técnica, equipe de suporte e alguns atletas, testaram para coronavírus. Conforme ele, seguindo as normas sanitárias, essas 15 pessoas estão alojadas e treinando no Complexo Esportivo Municipal “Major Magalhães Padilha”.
“Nesse local, estão apenas as pessoas que foram testadas e receberam resultado negativo para o coronavírus. Lá, a higienização é constante, sendo feita por uma competente e preparada equipe de limpeza”, garantiu.
“Nós ainda adaptamos os treinos de academia e também os trabalhos técnico e tático em quadra, que fica separada apenas por um portão”, complementou o assistente do time profissional.
Ainda conforme Crânio, os integrantes do XI de Agosto/AABT/Tatuí isolados na bolha têm de seguir protocolos de segurança ainda mais rigorosos.
Entre estes: isolamento social, mantendo-se, no máximo, o deslocamento dos atletas somente do complexo esportivo às residências deles; uso constante de máscaras de proteção e álcool em gel; e aferição de temperatura, ao menos, três vezes por dia.
Julio Malfi, técnico da equipe, enalteceu “a união de todos os envolvidos com o basquete em Tatuí, que possibilitou esta iniciativa inédita no estado”. “Trata-se de um ambiente semelhante ao elaborado pelas ligas espanhola e norte-americana, pois, dentro da nossa realidade, foi estudado como manter a segurança de todos os envolvidos nesse retorno das atividades físicas e do esporte de competição no município”, declarou.
Ele reforça que os protocolos da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, baseados no Centro de Estudos da Covid-19, foram importantes, e garante que estão sendo seguidos para que todos tenham oportunidade de retornar às atividades.
“Trata-se de um passo importante para que as competições adultas voltem. Isso pode parecer pouco, mas é muita coisa para uma equipe que ainda não completou um ano na categoria adulta, já que na base é uma referência na região, com mais de 12 anos de atividades”, ressaltou Malfi.
“A iniciativa não seria possível sem o empenho do poder público municipal e dos patrocinadores locais, que apoiam a equipe profissional. Acredito que, neste momento de pandemia, eles devem retornar gradualmente a nos apoiar nas competições que virão pela frente”, completou o técnico.
Com pouco mais de seis meses de atraso, a estreia do XI de Agosto/AABT/Tatuí na temporada 2020 acontecerá no final deste mês, no Ginásio Municipal de Esportes “Doutor Gualberto Moreira”, em Sorocaba.
A equipe tatuiana participará da primeira partida da Final Four da Copa São Paulo, dia 26 de setembro, às 15h, diante da Basquete/Unifae/São João da Boa Vista. Às 17h, a anfitriã LSB/Flex/PMS realizará a segunda semifinal, contra o Conti Cola/Assis Basket.
Os times vencedores dos confrontos disputarão a final da Copa São Paulo no dia seguinte, às 13h. Duas horas antes, às 11h, as duas equipes derrotadas no dia anterior se enfrentarão na disputa pelo terceiro lugar.