Banda tatuiana Symptomen lança novo álbum do estilo heavy metal

Músicas trazem temáticas como racismo, pobreza e ‘alienação política’

1372
Produção completa do álbum fez parte de trabalho de conclusão de curso (foto: divulgação)
Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

A banda tatuiana Symptomen, de estilo heavy metal, acaba de lançar o álbum “Welcome to Brazil”. O registro traz nove faixas, com produção assinada pelo próprio guitarrista e vocalista Iago Pedroso.

De acordo com ele, a ideia do álbum é “retratar o Brasil focando em diversos pontos negativos de forma histórica, abordando temáticas”.

O guitarrista conta que a concepção do álbum começou com a primeira faixa, chamada “Mud of Death” (em tradução livre, “lama da morte”), que retrata a catástrofe de Mariana (MG), ocorrida em 2015.

Na sequência, o compositor escreveu “Brazil I Am”, que aborda a colonização do país e os reflexos na política; “Sinners”, retratando o “abuso de poder nas igrejas”; e “Toxic Life”, sobre o “consumismo em excesso” e as “ligações com a poluição”.

“Com isso, entendi que deveria seguir a mesma linha para as outras composições do álbum, que tem, ainda, temas como racismo, pobreza extrema, alienação política, entre outros pontos”, ressaltou.

Publicidade
Fabio Villa Nova
Antuerpia

A produção completa do álbum fez parte do projeto de TCC (trabalho de conclusão de curso), do guitarrista, na graduação em tecnologia de produção fonográfica da Fatec.

O trabalho foi feito em um ano, entre pré-produção, gravação, mixagem e masterização. Na apresentação da versão final, teve nota máxima na bancada de avaliação.

Em agosto de 2012, a banda foi vencedora do 1° Die Fight Metal Battle, festival que reuniu dez bandas de Sorocaba e região em uma “batalha” pelo prêmio de um videoclipe profissional.

O vídeo foi gravado para “Living in Danger”, música do primeiro álbum, “Men Against Men”, lançado pela DieFight Records em setembro de 2012.

Conforme o músico, “o CD teve uma ótima receptividade pelo público e pela crítica especializada, com boas resenhas no Brasil e em países como Inglaterra, Bélgica e EUA, entre outros”.

A banda lançou, em 2014, o segundo álbum, intitulado “Into The Future”, que já conta com resenhas em vários sites e revistas, sendo considerado “uma evolução do primeiro CD”. Com o novo álbum, veio um novo videoclipe, este para a música “Heavy Metal In Blood”.

Em 2015, a banda assinou com a DeFox Records, selo italiano que distribui os dois álbuns e vídeos em plataformas digitais como iTunes, Spotify, YouTube e outras. Já em fevereiro de 2017, Tiago Floyd se despediu da banda.

Com a saída do guitarrista, o grupo se estabilizou com Kim Malthus, que, ao lado dos integrantes originais Iago Pedroso (vocal/guitarra), Manassés Procópio (baixo) e Ricardo Menezes (bateria), deu início aos trabalhos de composição, gravação e produção do novo álbum, “Welcome to Brazil”.

Pedroso destaca que o álbum é diferente dos demais em diversos aspectos. “É o primeiro que gravamos com o novo guitarrista e também é o primeiro álbum conceitual, no qual todas as músicas abordam o mesmo assunto”, conta.

O guitarrista ainda ressalta que o novo trabalho é um “passo à frente” em relação aos outros, destacando que os arranjos do instrumental “estão mais trabalhados e complexos, assim como os arranjos vocais”.

O trabalho foi lançado pela MS Metal Records, com distribuição da Voice Music. O álbum do quarteto está disponibilizado nas plataformas digitais iTunes, Spotify, YouTube e outros serviços de streaming.

Publicidade
Antuerpia
Fabio Villa Nova