Banda Sinfônica recebe três solistas em concerto no ‘Procópio Ferreira’





A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe três solistas especialmente convidados no próximo concerto da temporada 2015. A aluna de euphonium Andressa Luz, o aluno de trompete Wender Campi e o professor de trompa Adalto Soares se apresentam frente ao grupo na quinta-feira, 5, a partir das 20h30.

O concerto, que tem regência de Dario Sotelo, será realizado no teatro “Procópio Ferreira” (rua São Bento, 415). Os ingressos são vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia-entrada).

O concerto será aberto com obra de James Barnes (“Golden Festival Overture”). Em seguida, Campi faz participação especial na obra “Concerto para Trompete em Si bemol”, de Joseph Haydn, com transcrição para banda assinada por W.J. Duthoit. Já Andressa, apresenta-se frente ao grupo na obra de Philip Sparke, “Fantasia para Euphonium e Banda”.

Na segunda parte do concerto, o professor Soares faz solos especiais em duas obras: “Concertino para Trompa e Banda”, de Edmundo Villani-Côrtes, e “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, com arranjo para banda assinado por Hércules Alves.

Os alunos Andressa e Campi são bolsistas da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a participação deles faz parte do projeto do líder do grupo, Sotelo, em destacar as potencialidades individuais dos alunos de nível avançado. Ambos estreiam como solistas na banda.

Já Soares, que também é professor do Conservatório, é formado pela Faculdade de Música Mozarteum e tem destacada carreira como solista, regente e arranjador.

Em 1986, atuou como primeira trompa na Orquestra Mundial Juvenil, em Varsóvia (Polônia).

Participou no VI Prêmio Eldorado de Música e foi vencedor do Concurso Jovens Solistas do Estado de São Paulo. Foi primeira trompa da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e da Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Campinas.

Integrou o naipe trompas da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e, de 1991 a 2002, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, pela qual atuou em vários Estados do Brasil e da América Latina.

Foi professor de trompa e de regência de banda marcial do Festival de Inverno de Campos do Jordão núcleo Tatuí – 2002. Como convidado, participou de diversas orquestras nacionais e internacionais, gravações, óperas, musicais, conjunto de câmara e de instrumentos de época.

Na cidade de Toledo Ohio (USA), participou de curso sobre técnica e construção de trompa natural com Lowell Greer, e de workshop sobre fabricação de trompete barroco, com Robert Barclay, na Universidade de Indiana, na cidade de Bloomington-USA.

Fez estágio de manutenção de instrumentos de metais com o fabricante Dieter Otto (Alemanha), na Woodwind and Brass Wind, em South Bend, Indiana, e The Brass Bow, com o restaurador de instrumentos Wayne Tanabe (Chicago-USA).


‘Estórias de Tião’

No intervalo do concerto, Sotelo coordena a premiação do concurso de desenhos organizado junto a escolas da rede municipal de ensino dentro do projeto “Estórias de Tião”.

O projeto envolveu reuniões técnicas com professores, desenvolvimento dos desenhos e a apresentação do concerto didático a 800 alunos da rede municipal.

“Neste próximo concerto, iremos conhecer as crianças que desenvolveram os trabalhos mais destacados sobre o tema. Será o encerramento do projeto que visa a premiar talentos e, também, difundir a música”, afirmou ele.

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí realiza anualmente, há uma década, ações didáticas voltadas a crianças de cinco a dez anos.