Banda Sinfônica Jovem do CDMCC estreia novo palco da Pça. da Santa

Espaço será inaugurado nesta quarta, às 19h, com acendimento das luzes

343
Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, atração da “nova” Praça da Santa (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Da redação

Fechada desde abril deste ano para uma obra de revitalização, a praça Martinho Guedes (Praça da Santa) será reinaugurada nesta quarta-feira, 18, às 19h, com o acendimento das luzes do tradicional Pinheirão de Natal. E quem estreia o novo palco da cidade é a Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí.

De acordo com o professor responsável pelo grupo, maestro José Antonio Pereira, o concerto reúne “algumas das mais belas canções natalinas”, como “Christmas Festival” (Leroy Anderson),  “All You Want for Christmas” (Mariah Carey), “Happy Christmas” (John Lennon e Yoko Ono), “Christmas Festival” (James Swearing), “Last Christmas” (George Michael), “We Wish You a Merry Christmas” (Rierks Der Velde, arranjo), “Silent Night” (James Swearing, arranjo) e “Natal” (Antonio Neves Campos, arranjo).

A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é formada por alunos dos cursos de sopros e percussão da instituição. Esse grupo pedagógico foi criado na década de 1960 e promove a prática de conjunto em três níveis: básico, intermediário e avançado.

Ele tem como objetivo integrar jovens instrumentistas, unindo o repertório erudito ao popular. A prática de conjunto é considerada fundamental para a formação escolar e profissional dos estudantes de música e visa o reforço e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Seu diferencial é o repertório variado.

Pereira é mestre em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), cujo trabalho acadêmico foi premiado pela Academia Brasileira de Música.

Publicidade

Foi aprovado em concurso para professor de práticas instrumentais na Unesp e coordenador musical do projeto da Faculdade de Música na Asseta de Tatuí, aprovado pelo Ministério da Educação em Brasília.

É pós-graduado em metodologia de ensino e psicopedagogia e professor do Conservatório de Tatuí desde 1975, além de reger a Orquestra de Botucatu desde 1986.

Concertos de Natal

A programação especial de Natal do Conservatório segue até sábado, 21, com várias outras apresentações na Praça da Matriz. Nesta quarta-feira, 18, às 20h, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí encena “Natal Mambembe”.

O espetáculo retrata a história mais conhecida da humanidade – o nascimento de Jesus Cristo – com teatro, música e dança. A direção musical é de Ricardo Fenerich e a direção geral, da professora Dalila Ribeiro.

Na quinta-feira, 19, às 19h, será a vez do Coro do Conservatório de Tatuí, que estará acompanhado do Coro Amici Cantori, conduzidos pelo regente convidado Marcos Baldini.

Na sexta-feira, 20, às 19h, o Coro Infantil do Conservatório de Tatuí se apresenta no cruzamento da rua Prudente de Moraes com a Praça da Matriz. E às 20h, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí também deve animar o público da Praça da Matriz com arranjos especiais de músicas natalinas.

Quem encerra a programação é a Banda Sinfônica Infantil do Conservatório de Tatuí, grupo formado neste semestre, sob orientação do professor Edmilson Baia, que também apresentará canções natalinas.

Publicidade