Banda Sinfônica do Conservatório apresenta concerto com seis solistas

Concerto da Banda Sinfônica traz obra que envolverá quatro gerações de flautistas do Conservatório (foto: AI Conservatório)

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí sobe ao palco nesta quarta-feira, 1o, com seis solistas – selecionados em um concurso interno considerado bastante desafiador pelos músicos. O concerto será realizado às 20h, no Teatro Procópio Ferreira. Ingressos já estão à venda por R$ 12 e meia-entrada por R$ 6.

De acordo com o coordenador e regente da Banda Sinfônica, maestro Dario Sotelo, anualmente é feito um concurso interno com integrantes do grupo. “Eles são avaliados pelos profissionais da banda e aqueles que se destacam são selecionados para atuar como solistas em peças especialmente escolhidas para seus respectivos instrumentos”, explica. Nesta edição, cinco integrantes foram contemplados e vão mostrar suas habilidades, acompanhados do professor Otávio Blóes.

A percussionista Ana Luiza Cassarotte fará solo em “Concerto para vibrafone e sopros” de Ney Rosauro. Ela conta que iniciou seus estudos musicais com a flauta doce, mas logo se interessou pela percussão. Participou dos projetos “Pró-Bandas” e “Coreto Paulista”, até entrar no curso de percussão sinfônica do Conservatório de Tatuí em 2013, com a professora Silvia Zambonini Soares.

Tocou com a Banda Sinfônica da Escola de Música “Maestro Ernst Mahle” de Piracicaba, com o Grupo de Percussão Jovem, Orquestra Sinfônica Jovem e Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí. Atualmente, é bolsista da Banda Sinfônica e segue os estudos, enquanto ministra aulas de percussão na Corporação Musical União Charqueadense e de fanfarra em escolas municipais de Charqueada (SP).

A trombonista Kethin Iasmin da Silva vai apresentar “Concerto para trombone e banda” do compositor russo Nicolai Rimsky-Korsakov. Kethin é aluna do Conservatório de Tatuí desde 2001. Premiada em diversos concursos, já integrou diversas orquestras renomadas, apresentando-se em palcos importantes do Brasil e do exterior, incluindo Espanha e Holanda.

Atualmente cursa o primeiro ano de aperfeiçoamento técnico no trombone com o professor Marcelo Bam Bam e o quarto semestre de Licenciatura em música na Faculdade Unimes. Além da Banda Sinfônica, integra o grupo Metais do Rock e a Banda Marcial Colégio Mônaco de Votorantim (SP).

“Concertino para eufônio e banda” de Gregory Fritze, é a peça escolhida para solo do eufonista Jhonatan Henrique Severiano, que iniciou os estudos musicais no Conservatório de Tatuí com o professor Wagner Santos. Integrou a Banda Musical Peti Riviera, Banda Marcial Colina Azul, Corporação Musical Cemadipe e Banda Infantil e Infantojuvenil do Conservatório de Tatuí, além de atuar como bolsista da Banda Sinfônica.

Os flautistas Abner Americo Leão Barbosa, Ariane Roseiro Silvestre e Otávio Blóes encerram o concerto com “Fantasia para três flautas e sopros” de Edson Beltrami. Trata-se de quatro gerações de flautistas do Conservatório de Tatuí. Edson Beltrami já trabalhou no Conservatório de Tatuí, sendo professor de Otávio Blóes. Este, por sua vez, foi professor de Ariane Roseiro e, mais recentemente, coordenador das aulas de flauta de Abner Américo.

Abner estuda música desde 2010. Depois de participar da Orquestra Jovem Encontro das Águas e Orquestra Experimental Amazonas Filarmônica, no Amazonas, veio para Tatuí, onde estuda desde 2015 sob a orientação do professor Anselmo Pereira.

Ariane tinha cinco anos de idade quando ingressou no curso de musicalização infantil do Conservatório. Aos 10 anos, iniciou o curso de flauta transversal com o professor Anselmo Pereira. Participou de diversos encontros e festivais internacionais, sendo selecionada, em 2015, para a segunda fase da audição de novos alunos na Escuela Superior de Musica de Reina Sofia em Madri (Espanha).

Em 2017, venceu o 1o Concurso Nacional para Jovens Flautistas João Dias Carrasqueira realizado em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e também participou do Programa Prelúdio da TV Cultura. É formada no curso de técnico em instrumentos musicais pelo Conservatório de Tatuí em parceira com o Centro Paula Souza e no aperfeiçoamento em flauta transversal sob orientação do professor Otávio Blóes.

Atualmente é professora do Projeto Guri Santa Marcelina, chefe de naipe da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e cursa o segundo ano de bacharelado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) com Sarah Hornsby (EUA).

Otávio Blóes é pós-graduado em educação musical pela Faculdade Paulista de Artes e diplomado em flauta transversal pelo Conservatório de Tatuí. Músico premiado, integrou a Orquestra Sinfônica e a Banda Sinfônica da instituição, bem como a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e diversos outros grupos sinfônicos e camerísticos.

É coordenador da Área de Sopros/Madeiras do Conservatório de Tatuí, onde também é professor de flauta transversal desde 1997. Desenvolve um amplo e intenso trabalho em música de câmara com a pianista Cristiane Bloes no “Duo Bloes”.