Banda Sinfônica abre a temporada de concertos com solos de trompete





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Músicos reapresentam programa na noite do dia 21 em Campos do Jordão no Auditório ‘Cláudio Santoro’ dentro de série cultural

 

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí abre sua temporada de concertos na próxima quinta-feira, 19, às 20h30. A apresentação terá entrada franca e regência do maestro Dario Sotelo. O concerto contará também com solos do trompetista Gerson Brandino.

Para a primeira apresentação da temporada, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí elegeu obras de James Curnow (“Odyssey – Abertura Sobre um Poema Épico”), Alfred Reed (“Ode para Trompete Solo e Banda”), Richard Strauss (“Serenata para Sopros em Mi bemol, opus7”), Otto M. Schawrz (“Volta ao Mundo em 80 Dias – Poema Sinfônico”) e Arturo Marquez/Oliver Nickel (“Danzón nº 2”).

O programa a ser estreado em Tatuí deverá ser repetido no sábado, dia 21, em Campos do Jordão, quando o grupo da instituição tatuiana apresenta-se no município. O concerto será no Auditório “Claudio Santoro”, dentro da série Museu com Orquestra.

A banda é formada por alunos e professores do Conservatório de Tatuí, além de músicos convidados. Fundada em 1992, ela surgiu a partir de um processo de semiprofissionalização de grupo, dentro da instituição.

Com dez Cds e um DVD gravados, a Banda Sinfônica é um dos principais grupos da escola de música, contribuindo para a difusão de novas composições e formação de público. Em 2014, ela participou intensivamente das comemorações dos 60 Anos do Conservatório de Tatuí, realizando 26 concertos.

Os ingressos para a apresentação podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, de terça a sexta, das 17h às 19h; no dia do evento a partir das 18h.

O solista da noite é diplomado em trompete pelo Conservatório de Tatuí e pós-graduado em metodologia do ensino da música pela Faculdade Internacional de Curitiba. Atualmente, cursa pós-graduação em música de câmera pela mesma faculdade.

Teve como professores: Jerônimo Figueiredo, João José da Silva, Edgar Batista dos Santos (Capitão) e Gilberto Siqueira. Participou de vários masterclasses com professores renomados. Entre eles, Charles Schlueter, Marvin Stamm, José Sibaja, Rex Richardson, Joatan Nascimento e Adam Rapa.

Também soma no currículo vários encontros e festivais, destacando-se o Festival de Inverno de Campos do Jordão (1992, 1994, 1995, 2001 e 2003 núcleo Bandas – Tatuí), sendo em 2001 agraciado com o Prêmio “Luiz Arruda Paes”.

Tocou sob a regência de renomados maestros, como Roberto Farias, Mark Whitlock, João Maurício Galindo, Jan Van Der Roost, Laszlo Marosi, Dario Sotelo, João Carlos Martins. Ele, ainda, acompanhou importantes solistas, entre os quais estão citados: Edson Beltrami, Gregory Fritze, Dale Underwood, Adalto Soares, Quinteto Boston Brass, Leila Pinheiro, Fred Mills.

Em 2009, Brandino participou como músico e professor do projeto “Brasil Presente”, da Embaixada Brasileira na Costa Rica, em turnê com a Camerata de Sopros de Tatuí. Na ocasião, realizou masterclass e concertos na Universidade de Costa Rica em São José e na Universidade Nacional na cidade de Herédia.

Participou da gravação de oito CDs e um DVD junto à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Em 2010, integrou como professor o programa Coreto Paulista – Oficinas Itinerantes para Maestros e Músicos de Bandas. Desde 2006 é professor de trompete do Conservatório de Tatuí, e, desde 1992, é trompetista da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, criada no mesmo ano.