Banda larga fixa em Tatuí é restrita a 8 megas e a uma única operadora

Empresa atende 100% e informou que, no futuro, pode instalar fibra ótica

6105
Publicidade

A internet banda larga fixa em Tatuí – aquela instalada através de linha telefônica – é restrita a oito megabytes de velocidade para clientes residenciais. A velocidade do serviço oferecido pela Vivo, empresa que atende 100% do município.

Na cidade vizinha de Sorocaba – a título de exemplo -, a conexão com menor volume de dados é a de 50 megabytes e mais veloz, de 300 megabytes. Entretanto, as conexões são oferecidas por meio de fibra ótica, com custo que varia entre R$ 144,99 e R$ 244,99 mensais, consumo de dados ilimitado e contratos de fidelidade.

Em Tatuí, a companhia ainda não oferece a tecnologia de cabos que permitam a chamada “ultravelocidade”. A fibra ótica é um filamento flexível e transparente, fabricado a partir de vidro ou plástico que passa por extrusão.

Esse processo consiste na produção de componentes de forma contínua, em que o plástico é forçado, através de uma matriz, a adquirir uma forma pré-determinada.

O filamento é utilizado como condutor de luz, imagens ou impulsos codificados. Ele tem diâmetro minúsculo, assemelhando-se a um fio de cabelo humano.

Publicidade

Com a transmissão feita apenas pelos cabos telefônicos, as velocidades ficam restritas. Por meio de nota, a Vivo informou que “avalia constantemente a possibilidade de ampliações de sua rede”.

A companhia destacou que as verificações são realizadas com objetivo de “oferecer o melhor serviço aos clientes em todo o país”. No entanto, ressaltou que considera a demanda e critérios técnicos para a expansão do atendimento, ao responder perguntas sobre a fibra ótica.

De acordo com a nota, Tatuí está totalmente atendida pela rede de banda larga fixa oferecida pela empresa. A Vivo acrescentou que, “no futuro, o município poderá receber investimentos para a implantação de fibra ótica”.

O sistema que permitirá essa expansão já existe no município. É o que aponta relatório divulgado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A entidade publicou mapa com as cidades que dispõem de infraestrutura de transporte de alta capacidade para prestação de serviços de telecomunicação.

Tatuí integra a lista de 3.225 municípios atendidos pela tecnologia de fibra ótica, por contar com os chamados “backhauls”. Um backhaul é composto por equipamentos que se conectam aos backbones (as redes centrais da internet), localizados nas estações centrais das operadoras de telefonia, por um equipamento instalado no município e pela conexão entre eles (fibra, rádio, satélite).

Conforme a Anatel, as regiões Sul e Sudeste do país são as mais atendidas pela infraestrutura de fibra ótica, enquanto as do Norte e Nordeste têm as maiores áreas sem cobertura. Os dados são de 2016 e foram divulgados no fim do ano passado. Eles incluem informações de dez companhias, entre elas, a Vivo.

Publicidade

14 COMENTÁRIOS

  1. Eu liguei lá não faz nem um mês e eles não tinham banda larga disponível para meu bairro. Eu moro no CDHU em Tatuí e aqui não tem cobertura da vivo. Portanto esses 100% estão meio furados…

  2. Não atende 100%. De onde vocês tiraram essa notícia?. Eu tenho Fasternet de 15 Mb. E tem mais duas operadoras, aquela na esquina da rua 15 e outra na rua Prudente, ao lado da Dina cosméticos. Pesquisem antes de publicar algo.

  3. Isso é uma vergonha esses bandidos das telecomunicações usam e abusam do povo, porque os que deveriam cuidar do povo preferem babá o ovo desses pilantras

  4. Sou de Sorocaba e aqui no bairro onde eu moro , Inhayba, não tem nada de Internet fixa a Vivo oferece a linha telefônica mas Internet eles acham que não precisamos . É um desrespeito com a população e os governantes não se preocupa em constar na concessão que as empresas sejam obrigadas a investir em bairros mais afastados.

  5. Matéria tendenciosa !!!

    No município existem outras empresas vendendo banda larga em fibra óptica com velocidades acima de 50 megas até 1 giga !!!!!

  6. Nessa cidade existe pelo menos mais três provedores inclusive com fibra e velocidades de 100MB, ficou parecendo que só existe essa vivo que diga-se de passagem é horrível.

    Seria bom pesquisar esses provedores para conhecer a realidade da internet do local, fica parecendo que o lugar é uma roça, mas graças aos provedores locais estamos livres dessa realidade arcaica que a vivo impõe por falta de investimento.

  7. Matéria mentirosa ou de quem não conhece a cidade. Deveriam se informar melhor para não passarem vergonha.

  8. Corrigindo, não são Megabytes de velocidade.
    A sigla “MB” representa “MegaBits”, sendo essa a taxa de velocidade por segundo.

  9. Voces chegaram a fazer alguma pesquisa sobre o assunto de verdade? Tem provedores locais com planos de banda larga em fibra optica.
    Faltou pesquisa de quem redigiu a materia? Ou nao foi redigida por voces?

  10. Gostaria de ter metade dessa velocidade aqui na minha casa em Santana de Parnaíba pago 2 mg é recebo no máximo 0,600 kbps. A vivo é uma fraude. Mas como só tem ela aqui é o meu telefone fixo já tem mais de trinta anos fica difícil mandar cortar e pedir uma via rádio.

  11. Por favor façam a correcao no titulo, o correto e 8 mega e nao “8 megas”

  12. Matéria sem fundamentos, conheço a Fasternet que presta serviços em fibra óptica com cobertura na vidade de Tatuí com velocidades muito superiores a esta.

    Um jornal de verdade deveria pesquisar as informações antes de publicar qualquer assunto, podendo influenciar a população a acreditar em mentiras. Basta de termos mídias que tomam lados empresariais ou políticos em nosso país!

    Investiguem, averiguem e confirmem antes de postar qualquer assunto!

Comments are closed.