Banda de Minnesota abre as 6 décadas do Conservatório





Divulgação

Norte-americanos se apresentarão gratuitamente no fim deste mês

 

O Conservatório de Tatuí faz abertura oficial da temporada artística de celebração dos 60 anos de fundação neste mês. O concerto será no dia 26, a partir das 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, pela “Grand Symphonic Winds”, banda sinfônica de Minnesota (Estados Unidos), com participação especial da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. A entrada é franca.

O concerto terá regência do professor-doutor Matthew George, com participação de Dario Sotelo. A apresentação em Tatuí é a estreia da turnê brasileira do grupo fundado há 25 anos, que inclui, ainda, concertos em Ouro Preto, Minas Gerais (dia 28, às 20h, no teatro “Casa da Ópera”) e Rio de Janeiro (dia 30, às 18h30, na Igreja Candelária).

A apresentação é aberta com “Occident and Orient”, de Camille Saint-Säens, seguida de “Sparkle”, de William G. Harbinson.

Também integram o repertório as composições “Siegfried’s Funeral March”, de Richard Wagner; “Dance Movements”, de Philip Sparke; “As Midnight on a Moonless Night”, de Michael Markowski; e “Maxixe Urbano”, do brasileiro Fernando de Oliveira.

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, um dos principais grupos pedagógico-artísticos da instituição, faz participação especial em duas das obras a serem apresentadas, marcando a integração entre os músicos.

Para Sotelo, professor da instituição e conselheiro da AACT (Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí), a abertura da temporada com um evento internacional “insere a escola de música no contexto artístico do ano de 2014”.

“Todos sabemos que este ano será bastante internacional, tendo em vista eventos esportivos mundiais”, iniciou. “Além disso, a Grand Symphonic Winds elegeu Tatuí para abrir sua turnê. Trata-se de um concerto marcante”.

A apresentação, que será a primeira do ano, marca a série artística da “Temporada 60 Anos”, em virtude da celebração das seis décadas de fundação do Conservatório de Tatuí – celebradas em 11 de agosto.

Segundo o diretor executivo Henrique Autran Dourado, todas as ações realizadas ao longo do ano serão alusivas aos 60 anos da escola de música, luteria e artes cênicas.

“Há várias ações, concertos e eventos internacionais programados, realizados pela Secretaria de Estado da Cultura e governo de São Paulo. Trata-se de um ano histórico para todos”, afirmou ele, à frente da instituição desde 2008.