Banco de Sangue faz na sexta campanha para reposição de estoque





O Banco de Sangue “Fortunato Minghini” inicia nesta sexta-feira, 15, campanha de coleta de sangue. A iniciativa tem como objetivo repor o estoque do Hemocentro da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Botucatu.

Na primeira edição, as coletas serão realizadas na Unesp sem custos aos doadores. Quem contribuir receberá, além do transporte, alimentação. Para colaborar, é preciso fazer uma inscrição prévia, por telefone ou pessoalmente. O contato do banco de sangue é o 3305-8243 e o endereço a rua Cônego Demétrio, 299.

A saída dos doadores está programada para as 7h, da frente do “Fortunato Minghini”. A iniciativa é uma parceria do banco de sangue com o hemocentro.

Conforme a organização, não há um limite de inscrições. Entretanto, 40 pessoas poderão participar da primeira edição, em função do número de assentos disponibilizados para transporte. A ideia da campanha é de que haja um cadastro maciço de interessados, para que as doações possam ser constantes.

Segundo Alexandra Pontes, o hemocentro tem capacidade para receber até 300 doadores de uma única vez. Contudo, o número de doações será reduzido por conta do “prazo de validade” do material a ser coletado. “Não adianta coletarmos um monte e não ter frequência. Optamos por 40 para que não fique muito cansativo para quem vai viajar de Tatuí para Botucatu”, disse.

De modo a permitir que a campanha seja realizada de modo constante, o banco de sangue pede que os interessados façam contato anteriormente. Além das informações, a equipe do “Fortunato Minghini” passará recomendações.

Os doadores responderão, ainda, um questionário. As entrevistas acontecerão na sede do banco de sangue, sendo feitas pessoalmente, para avaliação das condições físicas dos colaboradores. “Muita coisa é perguntada. Sobre medicamentos, cirur-gias, é algo que demora se for feito por telefone”, falou.

Esta é a primeira vez que o hemocentro recebe ajuda do banco de sangue. Alessandra explicou que a campanha visa, num primeiro momento, repor o estoque utilizado pelo município. “Vamos fazer essa primeira experiência nessa semana. Se formos bem-sucedidos, queremos viabilizar isso mais vezes”, disse.

Não há restrições quanto à tipagem. “O hemocentro está em estado tão crítico que nem está exigindo. Nessa primeira ação, aceitamos todos”, disse Alexandra.

Os interessados não devem estar em jejum. Em função disso, quem participar da campanha nesta sexta receberá um café da manhã no banco de sangue e outro no hemocentro. Ainda em Tatuí, os inscritos passarão por uma pré-triagem.

Os colaboradores devem ter entre 18 e 65 anos de idade e não podem estar fazendo uso de “medicamento forte”. Conforme a organização, alguns remédios não são contraindicados (como anticoncepcionais). Não poderão doar as pessoas que estiveram fazendo uso de antibióticos e de anti-inflamatório.