Banco de Sangue estende o período de coletas visando garantir estoque

Banco de Sangue faz coleta diariamente, das 7h às 9h, entre os dias 16 e 20 de dezembro (foto: arquivo O Progresso)
Da reportagem

O Banco de Sangue “Fortunato Minghini”, da Santa Casa de Misericórdia, busca novos cadastros, pede mais doações sanguíneas e prevê calendário de coleta estendido, na próxima semana, para garantir estoque para o Natal e Ano-Novo.

A unidade funciona normalmente com coletas das 7h às 9h, todas as terças-feiras e quintas-feiras, contudo, durante a semana que antecede ao Natal – de 16 a 20 de dezembro –, o órgão realizará a coleta diariamente, das 7h às 9h, para suprir a demanda prevista.

A assistente administrativa da unidade, Rita Corradi de Azevedo, afirma que, com as festas e viagens de final de ano, uma das situações comuns que contribuem com a baixa nos estoques do banco de sangue é a falta de doadores.

“Muitas pessoas que trabalham ou estudam já se preparam para viajar. Outras aproveitam o período para descansar e outras só querem curtir as festas, ingerem bebida alcoólica e acabam ficando impossibilitados de doar sangue no período”, argumenta a assistente.

Rita aponta que, no período de feriados e festas, com o aumento do tráfego nas estradas, também ocorre maior número de acidentes de trânsito e, consequentemente, o uso de mais bolsas de sangue.

“O número de acidente já aumenta com o tempo chuvoso nas rodovias e agora, no período de festas, os perigos se juntam a outros fatores e a situação piora, gerando mais cirurgias emergenciais nos hospitais e mais uso de bolsas de sangue. É por isso que nós temos que aumentar o nosso estoque”, acrescentou Rita.

Segundo ela, a mobilização dos doadores na semana que antecede ao Natal também busca suprir a demanda dos dias 23 de dezembro até o dia 6 de janeiro, quando o banco de sangue entra em recesso.

“Por conta desta falta de doadores no período de festas, decidimos não abrir o banco de sangue para coleta. Ele vai funcionar normalmente durante 24 horas por dia apenas para atender os hospitais que necessitarem de mais bolsas”, explica a assistente.

Na cidade, o estoque do banco de sangue atende à Santa Casa de Misericórdia, ao Pronto-Socorro “Erasmo Peixoto” e ao Hospital da Unimed, contudo, a reserva também fornece bolsas de sangue ao Hemocentro do HCFMB (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu), que atende outros hospitais da região, como Jaú e Sorocaba.

Rita ressalta que o banco de sangue busca novos doadores e está trabalhando para tentar atualizar milhares de cadastros antigos. Segundo ela, existe um “incontável” número de fichas desatualizadas, e uma das necessidades da unidade, desde a reativação, tem sido recadastrar esses doadores.

Para doar, é necessário apresentar RG ou outro documento com foto (original), não estar em jejum, dormir ao menos seis horas antes da doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Além disso, os requisitos são ter boa saúde, pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 69 anos.

A pessoa também não pode estar tomando medicamentos, como antibióticos e anti-inflamatórios. Quem ingeriu esses remédios deve esperar 15 dias para doar. Já para quem recebeu imunização contra algum tipo de doença, (sarampo, febre amarela, entre outras) o prazo é de um mês.

Mulheres não podem doar se estiverem grávidas. Ainda são recusados os portadores de doença de Chagas, sífilis, hepatites B e C ou que tenham HIV. O doador não deve ter tido convulsões após os dois anos de idade ou ter frequentado regiões com incidência de malária nos últimos seis meses.

A idade máxima para a primeira doação é 60 anos. Aos 16 e 17, a doação é autorizada somente com a presença do responsável legal, portando documento com foto de ambos. O horário da coleta é das 7h às 9h.

Rita acentua que a unidade precisa de todos os tipos. Contudo, existe dificuldade em encontrar doadores dos tipos AB+ e AB-. Entre mais de 2.000 cadastros atualizados, há apenas cinco pessoas com estes tipos sanguíneos, sendo três AB+ e dois AB-.

Ela pede que quem já doou sangue no Banco de Tatuí compareça na unidade, levando RG, cartão SUS e comprovante de endereço. O horário para atualizar o cadastro é das 7h às 16h. Caso o doador não possa comparecer, pode entrar em contato pelo 3205-1333.