Avenida das Mangueiras terá projeto piloto de arborização

Avenida das Mangueiras é a via pública escolhida para novo projeto (foto: AI Prefeitura)

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente iniciou a implantação do projeto piloto “Floresta Urbana”. As intervenções fazem parte das diretivas de arborização urbana propostas pelo programa Município VerdeAzul. Com a ação, a Prefeitura espera ampliar e preservar os espaços verdes no perímetro urbano.

A avenida Cônego João Clímaco de Camargo, conhecida como Avenida das Mangueiras, foi a escolhida para a implantação do piloto. Características como calcadas amplas e várias praças fazem o local ser propício à prática de caminhadas e recreações.

De acordo com levantamento arbóreo realizado pela equipe da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável do Dema (Departamento Municipal de Meio Ambiente), foram catalogadas 191 árvores.

O engenheiro agrônomo e perito ambiental do Dema, José Vicente Alamino de Moura, explicou que as árvores da avenida foram plantadas pelo prefeito Sales Gomes, com finalidade medicinal, para combater o mal de bócio.

As espécies existem até a atualidade e são tombadas por decreto municipal. Além das mangueiras, as tipuanas da avenida Salles Gomes são protegidas.

As espécies arbóreas da avenida são monitoradas pela equipe do Dema e qualquer intervenção deve ser autorizada pelo Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente).