Aula técnica foca conexão entre corpo e voz no Salão Villa-Lobos





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Cantora e violinista é aluna do Conservatório e ministrará o conteúdo a pessoas com experiência em artes

 

A cantora e violonista Lala Nelly, aluna do Conservatório de Tatuí, coordena no próximo dia 19 de setembro a oficina “Voz e Corpo: da Fala ao Canto”. A aula técnica será realizada a partir das 13h30, no Salão Villa-Lobos, preferencialmente para atores ou pessoas com experiência na área de artes cênicas.

São oferecidas 50 vagas e as inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas pelo email eventos@conservatoriodetatui.org.br. É necessário enviar nome, email, telefone e minicurrículo que relate experiência no setor de artes cênicas.

A oficina tem como objetivo entender os princípios da conexão corpo e voz no trabalho do artista cênico. A aula parte de exercícios específicos para o treinamento e como chaves de compreensão do movimento corporal e vocal.

Ela aponta para uma prática que busque a integração corpo e voz na criação cênica, considerando, para isso, a ação física, respiração, apoio respiratório, tonicidade, esforço e oposições, entre outros. A exploração da amplitude sonora para melhorar a capacidade de projeção e dicção do ator cênico também é abordada.

A aula técnica foi embasada a partir de trabalho de pesquisa realizado no processo de montagem do espetáculo “Cordel do Amor sem Fim”, da autora baiana Claudia Barral, da Companhia de Teatro Atores em Conserva no ano de 2012.

Convidada para participar como musicista do espetáculo, Lala Nelly detectou a necessidade do trabalho de consciência e preparação vocal para os atores da companhia. Os ensaios do grupo, além do corpo, também foram complementados com a técnica vocal necessária para o canto e a fala.

“Excelentes resultados foram obtidos para o espetáculo, assim como também aconteceu com ‘Devaneios poéticos em cenas de Agreste’”, disse por meio de nota enviada à imprensa, Rose Tureck, diretora desta última montagem.

“Com base na experiência adquirida com os espetáculos surgiu a ideia da oficina para pessoas ligadas ao teatro. Com o apoio de Fernanda Fernandes, coordenadora do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, nosso objetivo é repassar os conhecimentos adquiridos para o ator, oferecendo-lhe mais uma ferramenta e que este possa incorporá-la ao seu trabalho de criação cênica”, destacou.

Formada em regência coral com o professor Cadmo Fausto pelo Conservatório de Tatuí no ano de 2012, Lala cursa, atualmente, violão clássico na mesma instituição.

Já participou de vários festivais nacionais e internacionais de canto coral, regência e violão. Entre eles, o Festival de Inverno de Queluz, em 2004; Pró Bandas, em Lorena, em 2006; curso para maestros com Max Ferreira; 2º, 3º e 4º Encontro Nacional de Corais do Conservatório de Tatuí, em 2010, 2012 e 2014.

Também integrou o XI Festival de Música de Ourinhos, em 2011; curso de regência coral com Mara Campos; 2o Encontro Nacional de Canto do Conservatório de Tatuí, em 2011; 4º e 5º Encontro Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí, em 2012 e 2014.

Atualmente, é musicista e preparadora vocal da Companhia de Teatro Atores em Conserva, além de ter sido convidada para atuar nessas mesmas funções na peça “Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste”, espetáculo participante da Mostra de Direção Teatral do Conservatório de Tatuí do ano de 2014, com direção de Rose Tureck.

A convite da atriz e professora Dalila Ribeiro, atuou como musicista na peça “Dois Corações e Quatro Segredos”, do Grupo Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí.