‘Atores em Conserva’ anuncia mapeamento cultural de Tatuí­





A Companhia de Teatro Atores em Conserva anunciou nesta semana que está realizando um novo trabalho. A iniciativa consiste num “mapeamento cultural” da cidade.

O objetivo é “identificar todas as manifestações artísticas do município”. A intenção é obter o registro espontâneo de pessoas, instituições, coletivos ou grupos que estejam engajados em produções de cultura, mesmo que de maneira independente.

De acordo com a responsável pela comunicação da companhia e também atriz, Rafaele Breves, a realização desse mapeamento é “uma oportunidade para estreitar o relacionamento” entre pessoas com o mesmo interesse: o de produzir cultura.

“Nosso objetivo é criar uma rede que busca fortalecer a produção artística na cidade”, disse por meio de nota. Como exemplo, ela citou o encontro de duas bandas de rock que, por ventura, poderiam organizar um evento juntas.

As trocas incluem parceria entre escolas de dança e grupo de teatro, para disponibilização de espaço para ensaio em troca de aulas, ou de cessão de atelier de artista plástico do município para grupos que façam rodas de samba. “É isso que desejamos. Possibilitar conexões nunca imaginadas”, afirma.

Para realizar o mapeamento, a companhia fará uso da internet. Os dados serão obtidos por meio da rede social do grupo (basta procurar por Atores em Conserva). A coleta será feita voluntariamente pelos artistas locais. Os interessados devem deixar um comentário na rede social do grupo ou enviar e-mail para comunicação.atoresemconserva@gmail.com.

A companhia não informou data limite para que os artistas sejam incluídos no trabalho. O grupo declarou que, após a finalização do mapeamento, as informações serão compartilhadas nas redes sociais e entregues ao setor de cultura da Prefeitura.

Segundo Rafaele, quando concluído, o levantamento das informações “pode subsidiar ações e futuras destinações de verba ou parcerias com o poder público”.

Formada por ex-alunos do curso de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, a companhia Atores em Conserva participa desde o ano passado do Projeto Ademar Guerra. O grupo faz parte do Programa de Qualificação em Artes do governo do Estado de São Paulo.

A iniciativa visa a potencializar o trabalho de criação artística de grupos teatrais de regiões metropolitanas, litoral e interior. Por meio dela, os “Conservas”, como se autodenominam os integrantes, tiveram oportunidade de trabalhar com diversos grupos da chamada “cena contemporânea”.

Entre eles, os profissionais de Os Geraldos, Melissa Panzutti (Cia Vôos), André Capuano (Cia São Jorge de Variedades) e Viviane Dias (Estelar de Teatro).