AST abre vagas para curso de Libras para o perí­odo de 2017





A AST (Associação de Surdos de Tatuí) abriu inscrições para o curso “Tilibras” (Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Libras). O período de cadastro dos interessados no aprendizado da linguagem de sinais começou nesta segunda-feira, 21, e se estende até o dia 13 de janeiro.

O curso tem duração de 180 horas, com início em fevereiro e término em outubro do ano que vem. Serão disponibilizadas 25 vagas para ouvintes.

A mensalidade do curso Tilibras é de R$ 120. Deficientes auditivos recebem bolsa e fazem os estudos gratuitamente, desde que acompanhados de um familiar nas aulas.

De acordo com a professora de Libras (língua brasileira de sinais), Leonides Bertolaccini, o curso é uma possibilidade a surdos e falantes de “abrirem as portas para a comunicação e inclusão social”.

“Calculo que cerca de 600 pessoas já fizeram o curso de Libras. Entre os falantes, tivemos pessoas de diversas profissões, como enfermeiros, policiais, professores, médicos. Isso ajuda na integração do surdo com a sociedade”, afirmou.

As 25 vagas são disponibilizadas para os ouvintes, que terão aulas todas as quartas-feiras, das 19h às 21h. Os surdos têm disponível outro dia da semana para o aprendizado.

Apesar de a AST ter uma turma à parte para os surdos, os falantes que participarão do curso Tilibras terão a oportunidade de praticar com alunos com deficiência auditiva que frequentam as aulas de quarta-feira.

“Os surdos vêm para treinar os ouvintes. No final do ano, quando todo mundo atingiu certo aprendizado, nós reunimos as duas salas, para intensificar a prática”, afirmou.

Além das aulas, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades práticas que incluem passeios a São Paulo para assistirem peças teatrais para surdos.

Apesar de ser recomendado para todo o público, desde jovens até adultos, o curso tem procura especial por professores, policiais e enfermeiros, profissões cuja necessidade do conhecimento em Libras é primordial, conforme a professora. “Por lei, esses profissionais que lidam com o público precisam conhecer Libras”, lembrou.

É oferecido material didático, elaborado pela própria professora, além de livros teóricos de outros autores. As aulas serão ministradas na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professor José Tomás Borges”.

Tili ensina Libras a ouvintes e surdos em Tatuí desde 2008, quando chegou à cidade. No ano seguinte, devido à procura crescente pela capacitação, fundou a AST. Em 2016, depois de um interregno de cinco anos, voltou a lecionar a língua de sinais em Capela do Alto, em parceria com uma ex-aluna.

Segundo a professora, 2017 será o último ano em que ela ministrará aula de Libras. A aposentadoria aconteceria em 2016, porém, foi adiada por falta de professor que desse continuidade ao trabalho social.

“Pretendo descansar e deixar de dar aulas. No ano que vem, independentemente de alguém se candidatar a lecionar Libras, vou aposentar. É algo que vinha planejando fazia tempo”, contou.