Assistidos ganham refeitório no Recanto do Bom Velhinho





Os idosos assistidos pelo Recanto do Bom Velhinho Vale da Lua ganharam novo refeitório na manhã de sábado. O local foi construído com doações de materiais de construção angariadas pelos clubes de serviço Rotary Clube de Tatuí – Cidade Ternura e Rotary Clube de Tatuí.

A entidade, que atende a 50 idosos, inaugurou o refeitório com capacidade para 80 pessoas. A construção do espaço começou em agosto do ano passado e estendeu-se por nove meses. A mão de obra foi cedida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente.

A construção do refeitório é considerada um “presente de Deus” pela presidente do Recanto, Ana Aparecida de Lima Santos. Segundo ela, com o espaço, os funcionários não precisarão mais levar refeições até a sala de convivência, dando maior comodidade aos idosos.

“Esse presente é um grande feito para esses idosos. As funcionárias precisavam pegar a comida, ir lá em cima e entregar para os assistidos. Era um incômodo a forma como estavam comendo”, explicou.

Com a construção do refeitório, os idosos assistidos terão um local apropriado para se alimentarem nos horários de almoço, jantar e lanches.

O refeitório anterior era pequeno, com espaço para 12 pessoas. As refeições serão entregues aos idosos por um balcão, que liga a cozinha, instalada em um prédio contíguo ao novo espaço.

De acordo o presidente do Rotary Club Cidade Ternura, Rubens Leite de Paula, a ideia da construção de uma área de alimentação na entidade surgiu em uma das visitas ao Recanto do Bom Velhinho.

A esposa do presidente do clube de serviços era voluntária no asilo e comparecia semanalmente no local. Paula percebeu que os idosos se alimentavam em locais sem conforto e inadequados.

“Quando fui eleito presidente do Rotary Cidade Ternura, fiz uma proposta comigo mesmo, de fazer esse refeitório. Eu não imaginava que seria uma obra grande como essa”, afirmou.

O projeto foi levado ao prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, em um jantar na sede do clube “Cidade Ternura”. Apesar de ter o material de construção garantido por doações, os rotarianos estavam sem mão de obra para levantar o empreendimento.

“Fizemos uma força-tarefa, deslocamos um pessoal que estava arrumando a cidade e colocamos aqui para trabalhar com o maior carinho. Eles fizeram em tempo recorde”, comentou o prefeito.

A construção do refeitório não sofreu interrupções durante os nove meses de trabalho. As doações de tijolos, cimento, telhas, entre outros tipos de materiais, eram complementadas com um fundo rotariano abastecido com a venda de roupas usadas.

Segundo o presidente do Rotary Clube de Tatuí, Oscar Sallum Filho, o esforço em conjunto das associações e do poder público em oferecer um espaço de alimentação “digno” aos idosos do lar foi recompensado com a inauguração do refeitório.

O governador do Distrito 4620 do Rotary, Seiko Goya, esteve no lançamento da “pedra fundamental” do refeitório, em agosto passado, e elogiou a rapidez com que a obra foi realizada.

“No momento do lançamento da pedra fundamental, existia um barranco no local. Com o trabalho, os rotarianos construíram esse belíssimo refeitório, que irá ajudar a esses velhinhos que aqui estão”, disse.

Após a construção do refeitório, o próximo desafio da entidade, de acordo com a presidente do Recanto, é fazer uma cobertura entre o centro de convivência e a área de alimentação.

Outras notícias “prósperas” marcaram a semana da casa assistencial, de acordo com a presidente da entidade. Na quarta-feira da semana passada, 11, foram assinados convênios com a Prefeitura para liberações de verbas que ajudarão na sustentação financeira.

Além disso, o Recanto do Bom Velhinho participou da divisão das receitas do Fundo Municipal do Idoso. As receitas públicas deste ano somaram R$ 100 mil a mais que as de 2015. “Já recebíamos um recurso da Prefeitura; neste ano, vamos receber um valor a mais, que é do Fundo Municipal do Idoso”, declarou.

Com recursos provenientes do programa Nota Fiscal Paulista, a presidência da entidade conseguiu instalar alarme antifurto no lar, que ficará mais seguro contra invasões.