Asilo dá iní­cio a preparativos para 87ª ‘Festa da Caridade’





Está definido o programa festivo e religioso de um dos eventos mais tradicionais do município. A “Festa da Caridade”, realizada no feriado de Corpus Christi, será aberta pela 87ª Romaria ao Asilo. Neste ano, ela deve movimentar perto de 600 voluntários e atrair público de mais oito cidades da região.

Considerado a maior fonte de renda do Lar São Vicente de Paulo, o evento terá início na parte religiosa por missa na quarta-feira, 25. A celebração começa às 18h, a cargo do padre Milton de Campos Rocha.

Outras duas celebrações estão marcadas para o dia de Corpus Christi, sendo uma na Praça da Matriz e outra na capela da entidade. O asilo mantém 85 assistidos, entre homens e mulheres, e arrecada, em média, R$ 180 mil por edição da festa.

Na Matriz, a missa tem início às 8h, celebrada pelo bispo diocesano dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto. De lá, os fieis partem para romaria. O trajeto é composto pelas principais ruas do centro e termina na entrada do lar.

No mesmo horário, o padre Valfrides Praxedes faz celebração na capela da instituição. “Ele vem, tradicionalmente, para a missa. Não é das paróquias da cidade, mas faz a celebração como convidado das Irmãs da Providência”, explicou o presidente do asilo, Ivan Rezende Ferreira.

Em seguida, o Lar dá início à programação festiva. Ela conta com praça de alimentação, parque infantil, quermesse, shows, bazar e brechó. Também está programado um leilão de animais e prendas, agendado para as 13h.

“Vamos realizar todas as atividades dos anos anteriores. A novidade é que, a cada edição, vamos aprimorando um pouco a dinâmica do evento”, disse Rezende.

Neste ano, 28 grupos trabalharão na praça de alimentação. Eles estarão divididos em barracas localizadas na parte interna da instituição. Outros pontos também serão disponibilizados para vendas na parte externa. Eles serão montados em trecho da rua Professor Francisco Pereira de Almeida.

“Na rua, são os pontos alugados, de comerciantes que vêm até o Lar e trabalham no dia. A renda da locação é somada ao resultado final da festa”, disse Rezende.

Colaboram com a Festa da Caridade representantes de entidades, clubes de serviços (Lions, Rotary e Rotaract Club), integrantes das lojas maçônicas de paróquias, escolas, grupo de jovens, comerciantes e empresários.

Eles são responsáveis por arrecadar alimentos que são usados no preparo de alimentos comercializados no evento. Os colaboradores também coordenam as vendas e repassam os valores obtidos para a instituição.

“Geralmente, os líderes dos grupos vão atrás daquilo que é necessário para barraca. Mas, nós também temos participação. O Lar contribui com algo que eles não consigam. Então, nós também vamos buscar patrocínios”, disse o presidente.